Chou? Qu'est-ce que c'est?


Chou é uma dessas palavras que tem vários significados. Uma delas é um tipo de massa doce, feita à base de farinha, ovo e manteiga, utilizada em algumas iguarias francesas, como o profiterole (já bem conhecido no Brasil) e o éclair (um irmão francês da nossa bomba de chocolate).

 
Tal massa também é utilizada para fazer o chou à la creme (popularmente apenas chou), que apresenta o formato arredondado e leva um recheio bem cremoso, geralmente identificado por algum tipo de decoração colocada por cima do doce. Alguns dos sabores mais tradicionais são chocolate, caramelo à manteiga salgada, café, pistache, nozes e framboesa, porém novos sabores estão sempre entrando no repertório das lojas.
 
Em Paris, meu chou favorito fica no Marais, em uma lojinha especializada muito simpática e que se chama Popelini, em homenagem ao inventor da massa.
 
Uma curiosidade: em terras gaulesas, os bolos de casamento mais clássicos são os chamados "pièce-monté", ou seja, são "montados", formados por vários docinhos... Em geral, esses doces são chou, empilhados em formato de pirâmide. Além de muito prático, o bolo fica muito bonito, e não é preciso cortá-lo! É, ainda, superengraçado assistir ao casal tirando fotografias do lado do bolo enquanto, conversando, chamam um ao outro de “mon chou”. É que essa expressão é o equivalente francês ao "meu docinho" dos nossos apaixonados brasileiros.
 
Todavia, não fica por aí. Finalmente, se este casal vier a ter um filho, tradicionalmente ele não vai ser trazido pela cegonha. Diferentemente de outros lugares do planeta, aqui as vovozinhas explicam que meninas nascem de rosas, e os meninos nascem de repolhos... também chamados de chou!
 
Em resumo, se você ouvir um francês dizer "chou", ele pode estar falando sobre um repolho, sobre a sua cara-metade, sobre um tipo de massa de doce ou, ainda, se referindo a um delicioso docinho típico! Portanto, muito cuidado com essa palavra!
 
Popelini
Endereço: 29 Rue Debelleyme, 75003 - Paris
Telefone: +33 1 44 61 31 44
Aberto de terça a domingo, de 11h às 19h30
 
 

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário