ALMOÇO EM AGOSTO: Um culto à comédia e às tradições

Neste mês comemorativo da Revista Deguste, a sugestão de filme é Almoço em Agosto, que tem como enredo a história de um senhor de meia idade que mora com sua genitora, sem condições de trabalhar e passa por dificuldades financeiras. Na iminência de perder a moradia, o síndico faz uma proposta inusitada: que ele também cuide da tia do administrador do edifício, a fim de conseguir o perdão das dívidas. Mesmo a contra gosto ele aceita a missão. No entanto,  em meio a esse drama, o filme de origem italiana oferece ao telespectador doses de humor, leveza e diversão. Uma comédia que não se afunda em irrealismos e situações forçadas, primando pela verossimilhança constitutiva.

Nessa linha, o encantamento da película se concretiza através da oportunidade de se conhecer a cultura italiana, uma vez que o protagonista passa a maior parte da trama bebendo vinhos e cozinhando pratos típicos da região. Aguçando o paladar dos que apreciam a arte.  Esse ritual gastronômico trata-se de um tributo prestado ao Feriado denominado Ferragosto. Uma data celebrada no calendário da festividade romana pela fertilidade, todavia adotada pelo Cristianismo foi convertida em uma celebração que relembra a ascensão de Virgem Maria, comemorada em 15 de agosto.

De roteiro simples, porém contam com o carisma e talento das atrizes que interpretam as idosas. Cada uma delas detém uma personalidade singular que cativa somente em olhar para o rosto dos atores e imaginar o contexto da cena. Comédia em toda sua autenticidade.

SINOPSE    
Lançamento   31 de julho de 2009 (1h16min)
Dirigido por   Gianni Di Gregorio
Com   Gianni Di Gregorio, Alfonso Santagata
Gênero     Comédia
Nacionalidade   Itália

 

 

 

 

 

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário