Jantar com história


Quem visita a Europa, geralmente, está interessado em conhecer locais históricos. Na capital gastronômica do mundo, frequentemente os turistas procuram pelo restaurante mais antigo da cidade. Porém, qual é, afinal, o restaurante mais antigo de Paris? Há controvérsias. Apresento a você os três mais fortes candidatos ao título: Tour d’Argent, La Petite Chaise e Le Procope.

O Tour d’Argent foi fundado em 1582 pelo chef Rourteau. Com uma bela vista para o rio Sena e a catedral de Notre Dame, o restaurante chiquérrimo já foi frequentado pelos reis Henri IV e Louis XIV. O primeiro era fã da caçarola de frango; o segundo saía de Versailles especialmente para degustar o ganso. Embora seja considerado um dos restaurantes mais antigos da Europa, algumas pessoas defendem que ele não pode ter esse título por uma simples razão: no final do século XVIII foi fechado, só reabrindo novamente em meados do século XIX.


Quase um século mais novo que o anterior, La Petite Chaise abriu as portas em 1680, durante o reinado de Louis XIV. Devido à sua localização, durante o início do século XX, era um dos favoritos de artistas e pessoas envolvidas com teatro. No entanto, alguns afirmam que não merece o título, já que em seus primeiros anos era uma cave de vinhos, só tendo ganhado uma cozinha (e, sobretudo, um chef ) algum tempo mais tarde.

Finalmente, em 1686, o Le Procope abriu suas portas. A sua decoração, que inclui várias relíquias do século XVII e XVIII, torna o restaurante uma atração turística por si só. Na época certa, não era difícil encontrar Voltaire, Diderot e Rousseau em alguma das mesas. Outro frequentador de destaque foi Napoleão Bonaparte, cujo chapéu permanece na entrada, marcando presença. Esse estabelecimento sempre foi restaurante e nunca foi fechado, todavia alguns franceses preferem dar o título a um dos outros dois candidatos. Por quê? Bem... O fundador era italiano.


Independentemente do que as pessoas pensem, todos servem menus simplesmente maravilhosos, típicos da cozinha francesa, habilitando-os a reivindicarem o título de excelente restaurante. Para comprová-lo, em sua próxima viagem, prepare-se para jantar com história!

Tour d’Argent
15, Quai de la Tournelle, 75005

La Petite Chaise
36 Rue de Grenelle, 75007

Le Procope
13 Rue de l’Ancienne Comédie, 75006

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário