O éclair está 'bombando'

 
Relâmpago. Essa é a tradução literal de "éclair". Dizem que esse famoso doce francês foi batizado assim porque se come muito rápido, como um flash. Em português, é chamado de "bomba", outro nome também apropriado, por causa da explosão de sabores (e de recheio!) desde a primeira mordida. Com a mesma massa do chou (sobre a qual falamos no mês de março/2015) e um formato mais alongado, a sobremesa é super-versátil e aceita vários tipos de recheio.
 
O éclair está na moda em Paris, e nos últimos meses também entraram na moda algumas lojas especializadas nesse doce. A atual queridinha dos franceses é L'Éclair de Génie: primeira loja do famoso pâtissier Christophe Adam. Nela os éclairs são fabricados manualmente todos os dias. Nas vitrines, os recheios mais tradicionais, como chocolate e caramelo com manteiga salgada, estão dispostos ao lado de criações da casa, como baunilha com nozes pécan e maracujá com framboesa. Eles também fazem sabores temáticos, especiais para cada mês. Com certeza merece a visita.
 
No auge da éclairmania que assola a cidade luz, os completamente apaixonados por essa pâtisserie vão adorar a proposta do L'Atelier de l'Éclair. Nele são vendidos tanto os tradicionais éclairs doces quanto versões salgadas, tipo sanduíche. Imagina só almoçar um sanduíche de frango com massa de éclair e depois comer um éclair de limão e merengue de sobremesa. É éclairmania total!!
 
Já quem prefere uma sobremesa acompanhada de história, vai optar pela Stohrer, fundada em 1730 pelo cozinheiro da rainha Marie Leszczynska, filha do rei Stanislaw da Polônia que, ao casar-se com o Rei Luis XV tornou-se la Reine Marie de la France. Considerada a mais antiga de Paris, a doceria fica numa agradável rua de pedestres; só a ruazinha e a decoração interior já valem a visita, que fica ainda mais doce com um éclair, é claro.
 
Não importa a versão, experimentar essas delícias deve entrar no programa de qualquer visita à Paris! Escolha a sua, ou prove todas...
 
L'Atelier de l'Éclair
Endereço: 9 rue Bachaumont, 75002 Paris
Aberto de segunda a sábado, das 11h às 20h
 
L'Éclair de Génie
Endereço: 14 rue Pavée, 75004 Paris
Aberto de terça a domingo, das 10h30 às 19h30
 
Stohrer
Endereço: 51 rue Montorgueil, 75002 Paris
Aberto todos os dias, das 7h30 às 20h30
 
 

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário