Desafio: gestão de empreendimentos gastronômicos

Todo sonho tem um preço. E todo preço tem um planejamento na sua formatação. Esse planejamento nem sempre é tratado com conhecimento ou mesmo busca ajuda especializada para essa formatação. Ter um negócio, seja ele pequeno ou grande, merece atenções específicas, que nem sempre fazem parte de nosso dia-dia.
 
Cozinhar algo gostoso e comercializá-lo entre amigos, de forma informal, sem pretensões, apenas para atender a uma necessidade específica é uma coisa, mas tratar comercialmente esse momento, estabelecendo uma relação de produção-venda-compra não é um planejamento simples, quando se deseja ter um negócio perene e concreto.
 
Não basta ter ou ser um(a) ótima cozinheira(o) para garantir sucesso no seu negócio, ter um lugar bacana, arrumado, com projeto de ambientação arrojado ou mesmo um nome marcante, pois isso não é uma garantia de que o negócio prosperará e se manterá, com maturidade e crescimento. É preciso muito mais que isso! Buscar ajuda de especialistas, consultores sérios e coerentes, que contabilizem casos de sucesso, pois nem sempre o preço de uma consultoria é o único ponto a ser analisado, buscar ajudas de órgãos especializados em treinamento, consultorias e assessorias específicas para cada caso.
 
Estude sobre o assunto, busque amigos que tenham negócios de alimentação, como eles reagem e agem em todos os momentos de facilidades e dificuldades em seus negócios. Discuta com pessoas em outras áreas, sejam elas proprietárias ou consumidoras de serviços de alimentação fora do lar. Não deixe que apenas um caso aparente de sucesso seja o parâmetro para fazer valer a concretização de seu sonho.
 
Digo isso, pois, como consultor, às vezes, é necessário dizer ao futuro proprietário de um negócio, que aquele momento, ou aquele negócio não poderá ser feito daquele jeito, idealizado por ele, pois existem entraves e obstáculos que devem ser avaliados mais profundamente, e se a conclusão for negativa, é melhor aconselhar a não fazer, pois ver um sonho destruindo-se diariamente é como sangrar um animal lentamente, fazendo-o sofrer desnecessariamente. Seja claro em seu sonho, seja forte em realizá-lo, mas seja consciente das dificuldades, veja tudo com clareza, com discernimento e coragem pra enfrentar todas as dificuldades. Busque ajuda especializada, profissionais sérios, pesquise, estude, avalie, busque, descubra, pergunte, gaste todas as possibilidades de conhecimento, e sempre pense que tem algo mais que você
precisa saber sobre esse sonho!
 
Não deixe que nada perca seu objetivo. Seja como uma águia, tenha foco no objetivo principal, mas não perca sua visão periférica em todos os outros aspectos. Se tiver oportunidade, busque conhecimento acadêmico, consulte empresas, empresários, e tudo aquilo que você puder angariar como informações construtivas para a realização de
seu sonho.
 
Mas finalizo dizendo pra você o seguinte: NUNCA DEIXE OU PARE DE SONHAR! Afinal de contas, são os sonhos que movimentam os desejos, e os desejos sonhados viram a realidade de cada um! Sucesso em sua empreitada e na realização do seu sonho.

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário