Varadero Bar & Restô: Muito mais que comer e beber

Inspirados no Varadero, paradisíaco balneário cubano, local de cassinos e hotéis luxuosos que, nos anos 50, era reduto de multimilionários americanos, os sócios do Varadero Bar & Restô, na cidade de Cuiabá, Eliseu Freitas e Daniel Teixeira, com projeto da design Adriana Martins, criaram um espaço gastronômico, cuja ambientação, originalíssima, traça um forte paralelo com os casarões da ilha cubana.
 
Nesse contexto arquitetônico, existem três ambientes, muito bem arborizados, decoração despojada e atmosfera descontraída, o Varadero Bar & Restô oferece um diversificado cardápio, com destaque para os cortes de carnes nobres, preparados na parrilla, e as caipifrutas com mais de 40 sabores distintos.
 
A nova Carta de Vinhos merece destaque, pois é uma prova inconteste de que, para ser boa, não precisa ser extensa. Há 43 rótulos, dos quais 21 estão disponíveis em taça através do incrível sistema Le Verre de Vin, contemplando Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Austrália, França, Itália, Portugal e Espanha, com vinhos de regiões, produtores e castas das mais variadas, para combinar com o rico cardápio da casa. E pensando nos enófilos locais, nas terças, a rolha é "free". Você leva o seu vinho e o restaurante cuida de tudo sem custo de taxa de rolha.
 
Durante a experiência no Varadero, provei de entrada o "Quarteto Paulista", um mix de pasteis, polenta frita, filé com queijo e bolinho de bacalhau, que ficou ainda mais palatável com uma taça de espumante Brut, mas daria um “up” com o Champagne Veuve Clicquot ou com o Ferrari Maximum Brut da carta.
 
Para os amantes dos peixes, o "Filé de Pintado com Passas e Mel" é dos deuses, e com o vinho “Hardy’s Stamp Riesling/Gewürztraminer” tornar-se-á uma antevisão do paraíso, pois ambos são leves, e a acidez do vinho fará um contraponto ideal com as passas e o mel do peixe.
 
Para os apreciadores das carnes nobres, recomendo o Bife Ancho (ojo de bife), com um dos Cabernets, ou mesmo o Tannat uruguaio da nova carta, que se equivalem em estrutura, e se justapõem na relação tanino (do vinho) x suculência (da carne), traçando um diálogo muito próspero no palato.
 
Como “grand finale”, recomendo a sobremesa "Torta Trufada de Chocolate Meio Amargo", que casa em comunhão de bens com o Porto Royal Ruby, em uma harmonização por semelhança.
 
Há muito mais por descobrir ainda sobre esta casa, que, mesmo tendo apenas um ano de história, já figura como ponto gastronômico prestigiadíssimo, tanto pelo público local, como por visitantes que buscam o prazer da boa mesa, aliado à atmosfera despojada dos bares/restôs. Por estas e outras, podendo, não deixe de visitar. Se não for possível in loco, pode ser virtualmente, no endereço que segue: www.varaderobar.com.br
 

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário