Paris t'aimeaussi... hamburger!

 
Existem alguns pratos que são encontrados praticamente no mundo inteiro. A pizza, por exemplo, é um deles. Os italianos conseguiram realmente fazer um prato universal, apreciado por todas as idades e facilmente encontrado em qualquer cidade. Os japoneses conseguiram popularizar o sushi de forma incrível, principalmente considerando que várias culturas não são acostumadas a comer peixe cru. Os Americanos são campeões em fazer o planeta se render ao seu fast-food... inclusive a França. Mas não foi sempre assim.
 
Tradicionalmente, os franceses são muito orgulhosos de sua própria gastronomia e preferem consumir produtos do seu próprio país. Mas isso vem mudando. Era impossível manter uma cidade cosmopolita como Paris fora das tendências da globalização (e mais difícil ainda impedir que os imigrantes tentassem a sorte com suas próprias receitas). Hoje, claro, é fácil encontrar restaurantes de todos os tipos na cidade. Mesmo assim, uma febre demorou para chegar por aqui, mas agora ganhou toda a força: o hambúrguer.
 
Não estou dizendo que não se comia hambúrguer em Paris. Óbvio que não era um ítem exatamente raro. No entanto, durante anos, os exigentes franceses torceram o nariz para o prato tipicamente norte-americano, que ficava renegado à refeição rápida do café da esquina. Os mais radicais não gostavam nem de passar na frente do Mc Donalds. Porém, acredite se puder, hoje, os hambúrgueres estão totalmente na moda! Paris está cheia de novos pequenos restaurantes especializados no prato americano e os websites mais conhecidos da França fazem listas dos melhores hambúrgueres da cidade.
 
 
Mas não pense que qualquer hambúrguer faz a cabeça dos franceses. Claro que não! Cada nova lanchonete se denomina "gourmet" e tem sua própria especialidade. Alguns dos atuais queridinhos da cidade são Cantine California e Paris New York. Como os próprios nomes já deixam claro, os restaurantes escolheram seguir as características dos estados americanos. Paris New York traz à tona os sabores da costa leste americana, com inspiração nos típicos delis nova-iorquinos e com cervejas importadas no cardápio. Cantine California aposta em Los Angeles, com temperos no estilo tex-mex e guacamole.
 
Então, querido leitor, se na sua próxima viagem a Paris você precisar de uma pausa da comida francesa e quiser se render a sabores mais familiares, faça como os franceses: peça um hambúrguer gourmet sem medo.
 

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário