A importância da qualidade dos serviços para as empresas

A qualidade de um serviço é, sem dúvida, essencial ao perfeito funcionamento de qualquer empresa prestadora de serviços. Essa qualidade na prestação de um serviço se faz por intermédio das pessoas e profissionais, já que o negócio depende exclusivamente do desempenho de cada trabalhador, consciente do papel que deve cumprir comprometido com o sucesso dos negócios ao qual pertence.
 
Portanto, são as pessoas que fazem com que os serviços sejam diferenciados pelo atendimento prestado ao cliente. Especialistas em qualidade no atendimento são unânimes em afirmar que: "pessoas amistosas, cordiais, educadas, discretas e competentes, são muito mais valiosas do que a mais sofisticada tecnologia".
 
Essa afirmativa é coerente, valiosa e dá maior direcionamento ao profissional e ao empregador na hora de realizar contratações. A gestão de pessoas, de equipes e de profissionais, envolvidos em qualquer empresa prestadora de serviços, é elemento preponderante e importante para o sucesso das mesmas. O envolvimento, o compromisso, a cordialidade e o desenvolvimento dessa equipe são garantia da evolução do negócio, fidelização de clientes e, principalmente, de encantamento do consumidor desse tipo de serviço.
 
Atualmente, percebemos que uma crise nesse setor tem se agravado. Talvez pela alta rotatividade de profissionais, insatisfeitos com suas remunerações, não comprometidos, sem qualificação ou mesmo sem foco em desenvolver as suas carreiras, tem trazido muita dor de cabeça na hora das contratações e seleção de pessoal.
 
As carreiras atualmente têm sido tratadas com muita volatilidade, superficialmente e principalmente sem comprometimento, nem com a mesma e muito menos com as empresas. Hoje os profissionais se deixam levar por propostas financeiras efêmeras e sem consistência. Não consolidam sua carreira, ou a constroem de forma sólida, com pensamento no futuro profissional. que poderá ser disputado no mercado. A qualidade do seu serviço prestado é sempre mediana, com pouco aprofun damentos, sem perspectiva de futuro. Nesse contexto, o mundo do trabalho tem sido tratado de forma contraditória: muita reclamação de desemprego e de falta de oportunidades, pelo lado do profissional; e pelo lado do empregador, falta de profissionais qualificados, comprometidos, pertencentes e com vontade de trabalhar e construir um futuro sólido e consistente. Essa contradição se reflete na linha final: O CLIENTE! Esse quer consumir produtos e serviços de qualidade, pagar por eles e fidelizar os fornecedores dos mesmos, porém, o que se observa é uma gama de resultados negativos para todos. Clientes insatisfeitos, empresários embrutecidos e profissionais em desocupação crescente! Péssimo para todos, inclusive para o mercado em profunda recessão, pois o mínimo que se resta, está comprometido pelo total descaso com a qualidade de prestação de serviços em nossa cidade, estado e país.
 
Então, numa corrente fortalecida e cheia de esperança em dias melhores, vamos todos juntos mudar esse cenário. Profissionais, empresas, escolas, clientes e governos, mãos à obra e rumo à retomada do sucesso e do crescimento desse país.

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário