Pizza? Assino embaixo!

 
Falta pouco para que a arte dos pizzaiolos napolitanos, os criadores da pizza, possa entrar na lista da UNESCO de Patrimônios Imateriais da Humanidade.
 
Em março passado a Itália apresentou a candidatura à UNESCO com a campanha #PIZZAUNESCO para a coleta mundial de 1 milhão de assinaturas até novembro de 2016. Só no Japão já foram conseguidas mais de 100 mil delas, chegando ao Brasil em abril (São Paulo); e agora os natalenses terão a oportunidade de participar da torcida dos apreciadores da pizza: o Centro di Cultura Italiana MadrelinguA e o Mediterrâneo Buffet trazem para Natal a campanha #PIZZAUNESCO! A apresentação da campanha acontece no dia 2 de junho na Trattoria Bolognese, onde o formulário da petição mundial poderá ser assinado pelos participantes.
 
Inscrever esta arte na Lista Representativa significa reconhecer o valor de uma tradição sustentável, atento à naturalidade, que fala de matérias-primas relacionadas a um verdadeiro amor e respeito pela terra, do engenho de homens e mulheres que procuraram encontrar maneiras saborosas para alimentar suas famílias e suas comunidades. Esta candidatura atende totalmente aos requisitos da UNESCO que tem exigido dos estados nomear elementos que sejam exemplos de desenvolvimento sustentável, integração e diálogo social.
 
A relação entre o Brasil e a pizza vem de longe: devido à imigração italiana somente em São Paulo cerca de cinco mil pizzarias estão em funcionamento atualmente, preparando em média 450 mil pizzas por dia apenas para a capital e aproximadamente 800 mil para todo o estado. São Paulo é um dos lugares mais antigos em relação às pizzarias napolitanas: em 1910 foi aberta a primeira pizzaria napolitana do país, enquanto, pelo que se tem conhecimento, ainda não existia nenhuma em Milão, no norte da Itália!
 
Esse evento é o primeiro de vários que o Centro di Cultura Italiana MadrelinguA e o Mediterrâneo Buffet promoverão até a aprovação prevista para 2017.

Outros Artigos

Pizza: um patrimônio de todos

Direitos autorais sobre a tradição

Pizza? Assino embaixo!

Tra(d)ição à mesa

Na tentativa de limitar este fenômeno, a Academia Italiana de Cozinha coletou 2000 receitas da tradição culinária e lançou a obra...nos Estados Unidos! De fato, não é para ficar maravilhados: dos mais de 70 mil restaurantes que se denominam italianos espalhados no mundo inteiro, 15 mil ficam entre o Canadá e os Estados Unidos. À base do livro está uma pesquisa da Academia (80 deleg...

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário