Noite Inesquecível à Mesa do Rui Paula

Filet Black Angus com risoto de cogumelos
 
A companhia dos amigos, o ambiente aconchegante, a excelência do serviço, a deliciosa gastronomia e o magnetismo dos grandes vinhos têm o mágico poder de tornar inesquecíveis alguns momentos de nossas vidas. Na noite do dia 14 de maio último, vivi a convergência desses vários elementos no Restaurante Rui Paula, por ocasião de uma degustação de grandes vinhos de Portugal, coroada com um grande jantar de encerramento.
 
O Restaurante pernambucano, do talentosíssimo Chef português Rui Paula, fica no Shopping RioMar, Loja 1180, no bairro do Pina, em Recife. Ele segue uma linha gastronômica que liga Portugal e o Brasil pelo sabor. Em Portugal, o Chefe Rui Paula comanda os templos gastronômicos DOC, restaurante localizado na belíssima região do Douro, o DOP, no coração da cidade do Porto, e o Boa Nova, na cidade de Matosinhos.
 
A noite foi marcada por uma degustação de grandes vinhos tintos de Portugal, composta pelos estrelados: Chryseia 2007, Quinta do Vesuvio 2009, Grande Rocim Reserva 2011, Churchill’s Estate 2011, Pintas 2012 e Aurius 2003, e coroada pelo menu do Rui Paula, com o impecável serviço do José, único maitre português que torce pelo Santa Cruz e diz ôxe!
 
Nossa harmonização teve como entrada um "Carpaccio de vitela com sorvete de chilli" que foi super bem acompanhada por um vinho branco português de Lisboa, o "Mina Velha 2014".
 
Com o primeiro prato (Mar): “Bacalhau lascado com broa portuguesa” recorri a um “Pinot Noir Reserva da Viña Leyda" (Chile), uma compatibilidade de estrutura perfeita entre ambos.
 
Para o segundo prato (Terra): "Filet Black angus com risoto de cogumelos e legumes da época" a escolha foi pelo Cabernet Sauvignon Reserva 347 da De Martino, um vinho Chileno cujos taninos tornaram-se ainda mais macios, dada a suculência da carne.
 
Fechamos a noite com a sobremesa: "Chocolate e vinho do Porto" acompanhada por um Porto Vintage 2010 da Casa Burmester, em que prato e vinho traçaram uma sinergia mais do que perfeita. Jantar no Restaurante do Chef Rui Paula é uma experiência que recomendo a quem viaja à capital pernambucana.

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário