Enogastronomia no VINEUM, em Tain L'Ermitage

 
VINEUM é a Boutique, Bar à Vins e Restaurant da Domaine Paul Jaboulet Ainê, localizada na Place du Taurobole, 25, em Tain L'Hermitage, no Norte do Vale do Rhône, França. O lugar ideal para degustar os grandes vinhos da Domaine, comprar o que aprouver e fazer uma refeição com o menu do mês, acompanhada dos vinhos sugeridos por um dos sommeliers do competente staff da casa.
 
A prova de vinhos e harmonização que descrevo, abaixo, foi vivenciada neste cenário, no dia 20 de outubro pela manhã, quando estive na VINEUM para uma degustação dos melhores vinhos da Domaine, gentilmente providenciada por Mme Lydie Arnaud, assistente comercial de exportação da empresa.
 
Dos nove vinhos degustados no balcão do Bar a Vin, três foram brancos: Saint-Péray Les Sauvagères 2014, Crozes Hermitage Domaine Mule Blanche 2015, Hermitage Chevalier de Sterimberg 2013. E seis foram tintos: Chateauneuf-du-Pape Domaine de Terre Ferme 2013, Saint Joseph Domaine De La Croix des Vignes 2013, Côte Rôtie Domaine dese Pierrelles 2011, Cornas Domaine de Saint-Pierre 2011, Hermitage La Petite Chapelle 2010, e do Grande Hermitage La Chapelle 2013.
 
A Domaine Paul Jaboulet Ainê foi fundada em 1834, e estaria, atualmente, na sexta geração não fosse sua aquisição em 2006 por Caroline Frey, uma jovem enóloga e empreendedora, cuja gestão gerou ainda mais reconhecimento internacional para a marca, com sua conversão para viticultura bio (orgânica), a produção atual de três milhões de garrafas anuais e exportação para inúmeros países do globo, com os Estados Unidos liderando o ranking.
 
O almoço com o menu de outubro, composto de duas entradas, dois pratos e duas sobremesas, seguiu a seguinte ordem: 1ª Entrada: Creme de abóbora e batata com espuma de ervilha, com o branco rico e fresco: Crozes-Hermitage 2015 Domaine Mule Blanche, um branco rico em frescor. 2ª Entrada: Escargots de Bourgogne com salsa em crosta de amêndoas, puré de feijão e emulsão de alho, com o branco potente: Saint-Joseph Le Grand Pompée 2015.
 
Com o 1º e 2º pratos: Filé de salmão, puré de aipo com gergelim e peito de porco defumado ao molho de Crozes-Hermitage tinto, e Filé de frango com batatas e creme chanterellle, um só vinho: Crozes Hermintage Les Salets 2011.
 
Com as sobremesas: Bolo de chocolate doce com coração de castanhas d’Ardèche e sorvete de castanha bio, e Bolo de manga com cobertura de coco e frutas vermelhas, o vinho: Muscat de Beaumes-de Venise Le Chant des Griolles 2014. Uma degustação e harmonização dos deuses, capaz de impressionar os mais exigentes discípulos de Baco.

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário