Cafè Gourmand: a nova moda que rompe tradições

 
A gastronomia francesa é marcada pela tradição. Ela vai de pratos temperamentais, que precisam ser feitos com uma precisão exem plar até a ordem correta para realização de uma refeição completa, tornando-a um evento, que pode se estender por horas. Então, querido leitor, aperte os cintos para a surpresa: o Café Gourmand, uma das mais recentes e badaladas inovações da culinária parisiense, contraria esses conceitos clássicos.
 
Criado como uma forma de encurtar a refeição e sem fórmula específica, os franceses festejam o Café Gourmand como uma ideia brilhante: um cafezinho expresso, acompanhado de pequenas provinhas de três ou quatro sobremesas do cardápio do restaurante. Segundo o respeitado jornal francês Le Figaro, a ideia apareceu em Paris no início dos anos 2000, na cadeia de restaurantes La Criée. E, atualmente, está presente em cerca de 40% dos estabelecimentos da Cidade Luz. É um sucesso absoluto: um em cada três clientes pedem a sobremesa.
 
 
Os fãs do conceito dizem que ele funciona para qualquer tipo de pessoa, não tem erro. As justificativas são inúmeras: os indecisos ganham a oportunidade de provar vários itens do menu; os que querem manter a formaconseguem uma quantidade de calorias minimizada em relação às porções tradicionais; para quem gosta de novidades, é sempre uma aventura, pois, geralmente, os docinhos que acompanham o café são surpresas, não estão listados no cardápio; e para os amantes da arte e beleza, os formatos e cores variados dos docinhos formam uma bela composição no prato.
 
Cada restaurante ou bistrô tem suas próprias combinações com mini-porções de queijos, tortas, mousses, brownies, clafoutis, sorvetes, chocolates... Uma verdadeira festa gastronômica! Na sua próxima viagem a Paris, renda-se à novidade: acrescente o Cafè Gourmand ao seu vocabulário e aproveite.

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário