Cafeteria ou doceria

A velha combinação de café com doce já é bem conhecida e tradicional no mundo inteiro. Além da adição do açúcar ao café, é comum alguma torta, ou outra sobremesa para acompanhar. Esse fato se tornou tão conhecido como hábito das pessoas que surgiram, ao longo do tempo, inúmeros estabelecimentos que acabaram por comercializar essa experiência de comer um doce e beber um café, ou vice versa. Alguns preferiam ser chamados de doceria, outros preferiam ser chamados de cafeteria. Mas afinal, qual seria a diferença entre esses dois tipos de comércio? 
 
O principal divisor de água está no foco que se dá ao produto principal. Nem toda doceria precisa servir café, assim como nem toda cafeteria precisa servir doce. Ambas o fazem por uma questão de tradição e harmonização entre ambos. Para as docerias, o foco seria muito maior nos docinhos, tortas, bolos, e suas apresentações. O cardápio é todo voltado para que harmonize com os doces e sobressaltem as suas características e qualidades. A exposição, disposição dos produtos e temática principal da loja é voltada para a venda das sobremesas, deixando o café com um coadjuvante e não necessitando de um maior investimento neste. Podendo, assim, utilizar o café tradicional,  já que o açúcar, se em excesso,  muitas vezes pode apagar um café especial mais suave. 
 
As cafeterias, por sua vez, mantêm o foco do negócio no café e todo seu cardápio em harmonia com a bebida. Em sua maioria, vendem doces também (mas nem todas, já visitei algumas que vendiam apenas café mesmo, ou algum outro acompanhamento bem simples como biscoito de polvilho, ou um pão na chapa), porém, sempre como foco principal o ponto de harmonização: o café. Requerem um investimento maior em maquinários para preparo da bebida, e tendem a preferir uma matéria prima de melhor qualidade para o preparo da bebida. 
 
Após a disseminação dos cafés especiais, surgiram, ainda, outros termos para cafeterias que trabalham com esse tipo de grão e mantêm um foco ainda maior no café. São chamadas “coffee shops”. Além de disponibilizar o café servido no próprio local, há o grão torrado para que se leve para casa. Muitas vezes, é frequentado por apreciadores de café e, apesar de o doce ser, também, muitas vezes acompanhado, os mesmos devem ser opções que hamornizem sempre tanto com cafés mais fortes, quanto com mais suaves, sem se sobressair à bebida.
 

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário