O julgamento de Paris

Vinho é a chave que, sem dar a volta, abre o coração e solta os pensamentos - Frei Rafael

 
O artigo de julho presta um tributo aos amantes do vinho. O filme escolhido “O julgamento de Paris” é uma mistura de amor, poder e tradição da bela cultura do vinho. É interessante perceber que certas películas, além do prazer estético, podem servir de aprendizado. O filme, que tem como título original Bottle Shock, é baseado em fatos reais. 
 
A temática gira em torno da história da lendária degustação realizada na cidade parisiana no ano de 1976. Esse acontecimento foi determinante para desencadear o revolucionário mundo do vinho. As ações se desenvolvem na vinícola californiana Chateau Montelena, em Napa Valley. Os protagonistas são membros da família Barrett, pai e filho, donos do vinhedo. Embora atuando no mesmo ramo, ambos são muito diferentes um do outro. 
 
Jim, o pai, é um antigo empresário que apostou tudo o que tinha para realizar o sonho de construir uma vinícola e cuidar da produção de vinhos. Já o filho, Bo, é um jovem indeciso, pois ainda sabe o que quer fazer da vida. No entanto, o pai e filho estão querendo se tornar referência em vinho da cidade americana. E, um dia, recebe, junto com outros produtores da região, o convite para enviarem seus vinhos para a degustação a fim de participar de uma importante competição juntamente com vinhos franceses. 
 
O desafio é o elemento catalizador, pois se sabe da fama e tradição dos vinhos franceses, no entanto os empresários californianos enxergam no evento a oportunidade de seus vinhos serem analisados sem preconceitos e reconhecidos internacionalmente. Coube a essa competição, escolher os melhores produtores de vinhos. E a disputa é realizada entre seis vinhos da Califórnia contra quatro vinhos franceses. Para tornar isento o processo, a degustação é realizada às cegas para que não haja nenhum tipo de preferência por parte dos jurados. Para felicidade e surpresa dos californianos, os vinhos da Califórnia são os vencedores, fato retratado de forma cômica no filme. 
 
A história também aborda as relações de conflitos entre pai e filho, processo de autoafirmação natural dos jovens, e relacionamento amoroso. Além dos encontros e desencontros, o filme revela como a persistência e talento podem superar a tradição. e mostra o vinho como uma arte, uma poesia. É uma história incrível contada de forma leve, suave e doce.

Ficha técnica
Título Original: Bottle Shock
Gênero: comédia
Lançamento: 13/12/2010.
Duração (tempo): 108 minutos
Região: 4
Classificação Indicativa: 14 anos
País / Ano de Produção: EUA - 2008 Distribuidor (Produtora): California
Diretor: Randall Miller
Elenco: Alan Rickman, Chris Pine, Bill Pullman, Rachel Taylor, Freddy Rodriguez, Dennis Farina, Bradley Whitford
Áudio: Dolby Digital 2.0
Idioma: inglês e português Legenda
 

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário