12º Pratodomundo acontece a partir deste sábado (19)

Fotos: Alex Gurgel e Divulgação
Começa neste sábado (19) a 12ª edição do Pratodomundo, considerado o mais antigo, democrático e irreverente festival gastronômico do Rio Grande do Norte. O evento é realizado no Centro Histórico de Natal pela SAMBA – Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências. Paralelamente ao Pratodomundo, também ocorre o Carnabeco, no Bar Encontro dos Boêmios – Beco da Lama.
 
A atual edição tem como novidade uma homenagem à Luís da Câmara Cascudo, que escreveu “História da Alimentação no Brasil”, tida como a mais importante obra sobre a formação da culinária brasileira. Potiguar, Cascudo será reverenciado por um festival gastronômico sediado no RN pela primeira vez.
 
]a
Luís da Câmara Cascudo será homenageado no festival Chef Alexandre Gurgel é o coordenador do Pratodomundo 2015
 
O presidente da SAMBA, Tarcio Fontenele, explica que, a partir desta edição do Pratodomundo, um personagem relacionado à gastronomia norte-rio-grandense será homenageado, como forma de fortalecer a cozinha genuinamente potiguar.
 
“Aceitei o convite do presidente da SAMBA Tarcio Fontenele para coordenar o festival, mas com a condição de homenagearmos Cascudo, o que jamais aconteceu em qualquer outro evento gastronômico realizado no RN. Essa condição foi aceita de imediato pela SAMBA, o que me deixou muito feliz, e a qual fiz questão de comunicar pessoalmente para Camilla e Daliana Cascudo, netas do mestre, que ficaram orgulhosas e também felizes com a iniciativa. Enfim, estaremos reparando esse erro histórico”, diz o chef de cozinha Alexandre Gurgel, coordenador do Pratodomundo 2015.
 
 
Uma das homenagens a Câmara Cascudo envolverá os pratos que identificam participantes do Pratodomundo 2015. Neles serão estampadas uma foto do folclorista e uma imagem do livro “História da Alimentação no Brasil”. A arte é de autoria de Franklin Serrão, artista plástico potiguar.
 
Os participantes do festival neste ano são: Bar da Nazaré (Travessa do Tesouro, por trás da Assembleia Legislativa) com o petisco “Bolinho Potiguar”, o Bar do Pedrinho (por trás do Camelódromo) com o “Lombo Suíno na Goma”, o Bardallo´s Comida e Arte (Rua Vigário Bartolomeu) com o “Omelete Sertanejo, o Bar e Restaurante Gosto Caseiro (Rua Vigário Bartolomeu) com “Fava na Charque”, e a Faster Pizza (Rua Princesa Isabel) com pizza brotinho “Camarão e Coalho”. Todos eles estarão comercializando petiscos a preços populares – no máximo R$ 12,00.
 
 
Outra novidade do Pratodomundo 2015 é a inclusão da categoria melhor “Meladinha”, um drinque que virou referência no Beco da Lama por causa de Nazir Canaã, o “Rei da Meladinha”. Os vencedores do festival serão conhecidos no dia 29 de dezembro, em festa de encerramento no Bardallo´s Comida e Arte, a partir das 20h.

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <