Festival Gastronômico de Maracajaú une apaixonados por gastronomia pela 8ª vez

Fotos: Canindé Soares / Divulgação
Amigos que tem a paixão pela boa mesa em comum se reuniram nesse domingo (10) para a realização da 8ª edição do Festival Gastronômico de Maracajaú. O evento tem a organização da Procuradora do Estado Leila Cunha Lima e ocorre na casa de praia desta em Maracajaú, no litoral norte potiguar.
 
Leila Cunha Lima (ao centro) e os demais integrantes do júri principal do festival
 
A anfitriã mostrou-se satisfeita com mais uma edição do festival e destacou que a cada ano os participantes têm procurado levar novidades para o evento em termos de ingredientes.
 
Festival é também um momento de confraternização entre amigos
 
Novamente, o festival escolheu os melhores pratos em três categorias – entrada, prato principal e sobremesa – e contou com nove participantes no total. O vencedor geral, pelo júri do evento, foi a jornalista Janaína Amaral. O empresário Militão Chaves ficou no topo pelo júri popular.
 
Buchada de frutos do mar
 
O júri principal do festival teve cinco integrantes: Leila Cunha Lima, Gracinha Ferreira, Luciano Almeida, Elke Mendes e Aline Santos. Eles analisaram os pratos pelos critérios apresentação, criatividade e sabor. O júri popular, por sua vez, foi formado por Marjorie Madruga, Danielle Almeida, Wilke Rebouças e Beatriz Tinoco.
 
Janaína Amaral e Militão Chaves, vencedores do festival pelos júris principal e popular respectivamente
 
Janaína Amaral venceu o certame com uma “Buchada de frutos do mar”, que disputou na categoria prato principal. Os outros concorrentes dessa categoria foram “Bacalhau da Saudade”, de José Marcelo, e “Salmão Citros”, de Rodrigo Dowsley.
 
 
O vencedor pelo júri popular, Militão Chaves, preparou para o festival uma entrada com quatro texturas de parmesão harmonizados com tomate, tapioca, vieiras e crocante com camarão pesto e tomate confit. João Coque, que foi o grande campeão no ano passado, participou nessa categoria com o “Paris-Tóquio”. Já o advogado Gilberto Targino fez um caldinho de camarão com coco.
 
 
Na categoria sobremesa, Tatiane Azevedo ganhou com uma receita à base de geleia de abacaxi com coco, mouse de laranja, reinvenção de suco verde e poli de acerola. Carol Linhares, com “Sertanices”, e Ruteana Costa, com um bolinho de tapioca com sorvete de queijo coalho, mel de engenho e flocos de coco queimado, ficaram em segundo e terceiro lugares respectivamente.
 
 
VIII Festival Gastronômico de Maracajaú
 
Entrada:
 
1º lugar: Militão Chaves
 
2º lugar: João Carlos Coque
 
3º lugar: Gilberto Targino
 
Prato principal:
 
1º lugar: Janaína Amaral
 
2º lugar: José Marcelo
 
3º lugar: Rodrigo Dowsley
 
Sobremesa:
 
1º lugar: Tatiane Azevedo
 
2º lugar: Carol Linhares
 
3º lugar: Ruteana Costa
 
Vencedor geral eleito pelo júri – Janaína Amaral
 
Vencedora eleita pelo júri popular – Militão Chaves

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <