Chef potiguar Sônia Benevides vai dar aula na Colômbia

Fotos: Rogério Vital (Deguste) e Divulgação
A chef potiguar Sônia Benevides, nome respeitado na gastronomia de Natal, vai ministrar um curso para alunos da Escuela Internacional de Ciencias Económicas y Administrativas – EICEA – de la Universidad de La Sabana, na Colômbia, com o tema "Cozinha Brasileira: Gastronomia e Ciência e Arte".
 
Universidad de La Sabana, na Colômbia, receberá aulas da chef potiguar
         
Soninha, como é conhecida no mercado culinário de Natal, tem mestrado em Ciências Gastronômicas na Universidade Nova de Lisboa e foi selecionada entre 40 currículos que a universidade avaliou antes de fazer o convite. As aulas serão no mês de junho.
 
 
A chef de cozinha tem carreira consolidada como consultora de vários restaurantes em Natal e excelente reputação entre os melhores gourmets da cidade. Ela também foi proprietária do antigo restaurante O Bule, na Lagoa do Bonfim, que virou referência em cozinha contemporânea.
 
 
Uma das caracaterísticas de Sônia Benevides é valorizar a culinária regional. Alguns dos seus cardápios ficaram célebres no antigo restaurante O Bule, lugar exclusivo freqüentado por grupos especiais que apreciam a alta gastronomia. Em 2011, com apenas cinco meses de casa, O Bule recebeu uma estrela do Guia Quatro Rodas após, sem saber que se tratava de uma jornalista, Sônia ter servido uma sequencia de duas entradas a base de Tartare de frutas cítricas com agua de rosas e camarão e, logo depois, um Canelone de água de côco com mousse de atum; primeiro prato principal de Torre de jerimum papaia com ricota e caldo de camarão; segundo principal de Polpetone de cordeiro com azeite de menta, servido com creme de milho com crocante de milho e mini legumes; e a sobremesa peixe flutuante.
 
 
Segundo Sônia, o  objetivo do curso é desenvolver uma percepção geral da diversidade do Brasil através de sua cozinha, com apresentação de pratos típicos implementando algumas técnicas de vanguarda. “ O curso será dividido em módulos, onde abordarei inicialmente uma breve história do Brasil; técnicas de vanguarda aplicadas na gastronomia; arte na Gastronomia e por fim, cozinha brasileira, onde executarei algumas receitas de nossa cozinha de uma forma mais contemporânea".
 
 
O convite surgiu a partir do Mestrado que Sônia faz em Lisboa, onde uma professora da Universidade colombiana submeteu uma proposta do curso à Universidade da Colômbia.  “Gosto muito de dar aulas, e já havia sido professora na faculdade onde me formei, na ASSESC de Florianópolis em Santa Catarina, na Pós- Graduação da UNP e já dei muitos workshops também. Evidente que nesse caso trata-se de um desafio maior, uma vez que de certa forma, tenho a responsabilidade de passar informações acerca de nossa cozinha, nossa cultura, para pessoas que pouco, ou nunca souberam nada acerca dela. Apesar de entender a responsabilidade, estou extremamente feliz e grata pela oportunidade.”, diz a chef.
 
Atualmente Soninha presta consultoria no wine bistrô da Grand Cru, em Capim Macio, e no restaurante Nemésio, em Petrópolis.

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <