Sawadee é o restaurante asiático da Pipa

Fotos: Benício Siqueira / Deguste
Rica em texturas, cores, sabores e, principalmente, na mistura de temperos, a comida asiática pede passagem e se instala, e muito bem, na badalada praia de Pipa, trazida pelo simpático chef Federico Eiguchi, um argentino filho de pai japonês e de mãe italiana.
 
Chef argentino Federico Eiguchi inaugurou no final de dezembro, na Pipa, o restaurante Sawadee
 
Com experiência de 20 anos vividos no Japão e em países como Tailândia, China, Filipinas, Peru e México, Federico estava de malas prontas para ir trabalhar num restaurante em Nova York quando, em junho do ano passado, veio passar 10 dias de férias em Pipa. Esse tempo foi suficiente para sua vida mudar totalmente de rumo. 
 
Peixe do dia ao molho Sawadee
 
O chef conta que ele voltou para Buenos Aires determinado a abrir um restaurante na Pipa, e que resolveu tudo em apenas 10 dias. "Eu não queria pensar muito no que estava fazendo. Simplesmente decidi vir e vim. Se eu parasse para ficar ponderando tudo, com certeza eu teria desistido", disse sorrindo.
 
 
A carreira de chef de Federico foi construída toda em Tóquio, trabalhando em alguns bons restaurantes da capital japonesa, inclusive assinando cardápio autoral. Mas na hora de fazer o curso de gastronomia, ele preferiu estudar em Buenos Aires, na Mausi Sebess, um dos institutos de artes culinárias da América Latina mais premiados em todo o mundo. Lá, ele fez curso profissional em chocolateria, pastelaria, padaria e cozinha internacional.
 
Curry vermelho de carne
 
Além de cozinheiro, Federico revelou ser artista, cantor, bailarino e professor de artes. Foi cantor nas Filipinas e também teve um programa de tv, na área de entretenimento. Ele fez até novelas no Peru, durante uma pequena temporada morando por lá, além de comerciais para TV no México.
 
Porco chinese agridoce
 
Para o chef, a decisão de trabalhar com a culinária asiática foi natural. Ao chegar em Pipa, ele procurou por um bom lugar para se instalar e, depois de alguns dias, alugou um terreno na rua principal. Em cinco meses, o restaurante foi construído e abriu as portas no dia 30 de dezembro de 2015.
 
 
O restaurante é muito bonito e tem dois ambientes, um externo e outro interno climatizado, com capacidade para acomodar 52 pessoas sentadas em cadeiras confortáveis, junto a mesas com boa distância uma das outras, facilitando o trânsito de pessoas e funcionários.
 
Gyosa de camarão Dulce de leite & banana chips
   
O também argentino Lucas Villaviciencio faz o drinks do Sawadee Curry indiano ao leite de coco
 
Um bonito bar para drinks e coquetéis chama a atenção dos clientes. Comandado por outro argentino, Lucas Villaviciencio, é mais um diferencial da casa. Ele serve dos coquetéis tradicionais aos bem contemporâneos, além de alguns exclusivos. Vale a pena provar o Mojito Sawadee (gin, suco de laranja, de limão e de abacaxi, hortelã, wassabi e tônica), o Blue Angel (gin, cointreau, suco de limão e curaçao azul) ou o Spritz (aperol, champagne e tônica).
 
A decoração está em perfeita harmonia com a proposta gastronômica da casa, que é a de oferecer uma fusão da culinária asiática com técnicas de cozimento modernas, que se traduzam em pratos leves, bonitos e saborosos.
 
Ceviche asiático
 
O cardápio tem uma disposição bem interessante: são seis entradas, duas sopas, duas saladas, dois curries, sete pratos principais e três sobremesas. O chef disse que pretende elaborar um cardápio autoral, com liberdade para criar pratos 'menos asiáticos'. "O nosso restaurante tem uma proposta de trabalho bem definida, mas nada impede de eu criar pratos diferentes, para ampliar as opções das pessoas que frequentam o Sawadee", pondera Federico.
 
Federico Eiguchi e a equipe do restaurante recém-inaugurado na Pipa
 
Na sua próxima ida a Pipa, não deixe de conhecer esse lindo restaurante. Quem sabe você não será premiado com uma apresentação ao vivo do chef cantor. Os clientes já estão pedindo para ele dar uma canja de vez em quando no salão.
 
Sawadee
Av. Baia dos Golfinhos, 234, Espaço 02 - Galeria Vila Golfinhos
Pipa - Tibau do Sul/RN
Fone: (84) 3246-2243

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <