Um passeio pela histórica Vila de Sintra

Fotos: Benício Siqueira / Deguste
Classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, Sintra é uma das cidades mais procuradas pelos brasileiros, quando visitam Portugal. E motivos para isso não faltam: castelos, palácios, museus, bosques, boa gastronomia, uma bela arquitetura e muita, muita história.
 
Palácio Quinta da Regaleira
 
A menos de 30 quilômetros de Lisboa, a maioria dos brasileiros faz o passeio a Sintra de apenas um dia, o famoso bate e volta. Os trens para essa cidade saem da estação ferroviária do Rossio, que fica em um bonito prédio de 1886, e a viagem dura cerca de 50 minutos. O retorno fica garantido até as 23h, quando parte o último trem.
 
Palácio Nacional de Sintra ou Palácio da Vila
 
A DEGUSTE esteve em Sintra no final de 2015, porém, só agora fazemos o registro dessa viagem. O que é possível fazer em Sintra em apenas um dia? Para ver ao menos os pontos mais importantes, é preciso que se chegue o mais cedo possível, pois a visita em alguns castelos pode demorar um bom tempo.
 
Palácio Nacional da Pena Palácio de Setais abriga hoje um hotel
 
Charmosa e muito bonita, a Vila de Sintra é um daqueles lugares mágicos, e fica em uma região de morros a beira do oceano Atlântico, cheia de grandes monumentos históricos, além de ser a casa do famoso Travesseiro de Sintra, um maravilhoso folhado crocante que leva doce de ovos, açúcar e amêndoas, um dos símbolos da diversificada e rica doçaria de Portugal.
 
Os imponentes muros do Castelo dos Mouros
 
Para quem quer provar essa verdadeira iguaria, a confeitaria Piriquita é parada obrigatória, pois o local é o mais tradicional da cidade no preparo do famoso doce. E
as filas são enormes, com turistas de todo o mundo ansiosos para provar o delicioso Travesseiro de Sintra.
 
O Castelo dos Mouros foi construído sobre rochas
 
E para aproveitar bem a visita de um dia, os principais destaques são: o Palácio da Pena, construído entre 1839 e 1885, que engloba ainda um maravilhoso parque de 85 hectares com jardins, capelas, lagos e grutas. Representa uma das principais expressões do Romantismo arquitetônico do século XIX no mundo.
 
  As ruas estreitas de Sintra vivem cheias de turistas
 
O Palácio Nacional de Sintra, ou Palácio da Vila, como também é conhecido, fica no centro da cidade. Monumento Nacional desde 1910, foi um dos Palácios Reais e hoje é propriedade do Estado Português.
 
Os famosos e deliciosos Travesseiros de Sintra
 
O Palácio de Monserrate foi construído em 1856 aproveitando as ruínas de uma mansão neo-gótica que já existia ali. Ruínas, um sarcófago, cascatas e trilhas estreitas levam os visitantes até a casa.
 
Romaria de Baco é um dos melhores restaurantes de Sintra
 
Erguido sobre um maciço rochoso, o Castelo de Sintra, popularmente conhecido como Castelo dos Mouros, tem uma configuração irregular, e consiste numa fortificação construída em torno do século X após a conquista muçulmana da Península Ibérica.
 
Ambiente interno da Romaria de Baco
 
O Palácio de Setais abriga, hoje, um hotel da rede Tivoli. Ele foi construído no final do século 18 e a sua arquitetura é neo-clássica. Possui um lindo arco e grandes jardins. Uma boa pedida para quem não está hospedado e quiser conhecer o interior do palácio é participar do buffet de chá da tarde que acontece diariamente no restaurante do hotel.
 
O tradicional Camarão no alho e azeite
 
Depois de todas essas visitas, nada melhor do que repor as energias com um excelente almoço, e a pedida é o simpático restaurante Romaria de Baco, que nos foi sugerido pela nossa guia, com a promessa de que a comida seria de excelente qualidade. E o que de fato ficou comprovado. O pequeno restaurante estava lotado e a espera foi de quase uma hora, porém valeu a pena. A comida realmente é muito boa. Foram vários pratos pedidos: de camarão, de lula e de cogumelos, todos escoltados por bons vinhos portugueses.
 
Cogumelos com queijo parmesão
 
Antes de voltar para Lisboa, e se você ainda tiver disposição para mais uma caminhada, dê uma volta pelas ruas estreitas do centrinho da vila. Você vai se deparar com muitas lojas de souvenirs, de artesanatos locais, de vinhos, de cafés e de doces. Mas se você não conseguir fazer tudo isso em um único dia, talvez seja o pretexto que você precise para retornar a Sintra e desfrutar melhor de tudo o que ela tem a oferecer. E, com certeza, você não vai se arrepender.
 
Polvo à lagareiro é um dos pratos mais pedidos do restaurante

 

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <