A gastronomia portuguesa foi tema do jantar harmonizado temático da A Cozinharia

Fotos: Rogério Vital / Deguste
Novo projeto de A Cozinharia começou com a gastronomia de Portugal
 
Os chefs Gabriel Camilo e Cacau Wanderley, da A Cozinharia Forneria, em Ponta Negra, lançaram semana passada, na quinta-feira, 7, o projeto de jantar harmonizado temáticos, em parceria com o consultor Gilvan Passos.
 
Jantar harmonizado foi feito em parceria entre os chefs Gabriel Camilo e Cavau Wanderley e o consultor de vinhos Gilvan Passos
 
Para Gabriel, a ideia da parceria é oferecer ao natalense a oportunidade dele conhecer um pouco mais sobre a arte da harmonização entre comida e vinho, que num primeiro momento parece algo complicado mas que, na verdade, é bem mais simples do que muita gente acredita.
 
Vinhos portugueses servidos durante o evento
 
Gilvan Passos concorda plenamente com o chef, e diz que vai falar de maneira sucinta para que todos gostem da experiência e se interessem mais pelo assunto. "O objetivo é proporcionar uma noite agradável para os clientes da A Cozinharia com boa gastronomia, bons vinhos e um mínimo de informação sobre o porquê de cada escolha entre comida e bebida", esclarece o consultor.
 
Pão português com chouriço, queijo da Serra da Estrela e Caldo verde
 
A comida e o vinho servidos na primeira noite temática foi a portuguesa. O jantar contou com entradas, prato principal e sobremesa, tudo harmonizado com os vinhos da vinícola Quinta de São Sebastião.
 
Um Pão português com chouriço, queijo da Serra da Estrela e Caldo verde foram servidos de Boas Vindas pela chef Cacau Wanderley.
 
 
A entrada fria ficou por conta de Sardinha braseada e confitada em azeite português, broa de milho, presunto ibérico, frutas, flores, mini folhas e brotos. Esse conjunto foi harmonizado pelo vinho branco da linha Mina Velha, elaborado com as castas Arinto e Fernão Pires. Este vinho tem aromas de frutas cítricas e toques florais com acidez agradável, e em boca revela boa fruta.
 
Sardinha braseada e confitada em azeite português, broa de milho, presunto ibérico, frutas, flores, mini folhas e brotos
 
Para a entrada quente Cacau Wanderley serviu Pasteis de bacalhau, Polvo à lagareiro grelhado com azeite quente e cebola, acompanhado de batatas ao murro e olivas negras. O vinho escolhido por Gilvan Passos foi o Quinta de São Sebastião Mina Velha Rosé,  um corte de Touriga Nacional e Tinta Roriz. Vinho de cor rosada intensa com aromas frutados de morango e groselha. Na boca é fresco e suave.
 
Pasteis de bacalhau, Polvo à lagareiro grelhado com azeite quente e cebola, acompanhado de batatas ao murro e olivas negras
 
O Bacalhau à portuguesa, feito de lombo confitado com gratin de queijo do reino em cama de musseline de batatas, foi o prato principal da noite, servido com brócolis, tomates assados, cebola, olivas negras e ovos de codorna. Para harmonizar com este tradicional prato lusitano, a escolha foi o Mina Velha Tinto Selection, outro corte de Touriga Nacional e Tinta Roriz, com estágio de seis meses em barrica de carvalho francês. Vinho de aromas frutados, fresco, com madeira bem integrada com notas de especiarias e boa harmonia no conjunto.
 
Bacalhau à portuguesa, feito de lombo confitado com gratin de queijo do reino em cama de musseline de batatas
 
Para encerrar a noite, foi servido um Toucinho do céu e Pudim de arroz doce com limão siciliano e redução de frutas vermelhas em vinho do Porto. A harmonização, neste caso, foi clássica, com o Vila Real Porto Tawny, maturado em pipas de carvalho.
 
Toucinho do céu e Pudim de arroz doce com limão siciliano e redução de frutas vermelhas em vinho do Porto
 
Ao agradecer a presença de quem prestigiou o início do projeto, a chef Cacau Wanderley informou que esses jantares acontecerão na primeira ou segunda semana de cada mês, sempre explorando a gastronomia e os vinhos de outros países. Os próximos sabores serão os da Itália. Para participar, é necessário fazer reserva porque os lugares são limitados a 60 pessoas, e custa apenas R$ 140,00 por pessoa com a comida e a bebida inclusos. 
 
A Cozinharia Forneria
Av. Praia de Muriú, 9132
Ponta Negra - Natal/RN
Fone: (84) 99423-6625
Instagram: @acozinharia
Facebook: /acozinharia

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <