O Jangadeiro Samburá de Sabores em São Miguel do Gostoso

Fotos: Rogério Vital / Deguste
O Jangadeiro à noite propicia um jantar romântico
 
Um lugar exclusivo para se apreciar uma boa gastronomia, deixando a correria do dia a dia do lado de fora do portão. Essa é a proposta do restaurante Jangadeiro Samburá de Sabores, em frente as belas piscinas naturais da praia de São José, a 7 km de São Miguel do Gostoso.
 
Antônio Carlos Ferreira e Renata Manes
 
Funcionando desde abril de 2016, o restaurante vem oferecendo uma experiência gastronômica singular, por trabalhar apenas com um menu degustação em cinco etapas, privilegiando produtos locais de qualidade, numa "viagem" de sabores, texturas e belas apresentações.
 
Ninho de spaghetti com almôndegas de lula ao molho laranja, alho, gengibre, açafrão e alecrim
 
A ideia de montar esse restaurante partiu do carioca Antônio Carlos Ferreira, jornalista e executivo de comunicação, que trabalhou por anos no grupo que controla o IG e mais 4 jornais no Rio de Janeiro. Cansado do estresse da cidade grande e decidido a mudar de vida, Carlos construiu uma bela casa muito bem decorada na praia de São José, e mudou-se com a esposa Renata Manes, também jornalista, para oferecer ao litoral norte do estado do RN um restaurante diferenciado, cujo serviço pode chegar facilmente a quatro horas.
 
As sócias Renata e Iracema Manes (filha e mãe) com a chef Irina Cordeiro
 
Carlos é filho do famoso fotógrafo Alberto Ferreira, autor da célebre foto que imortalizou a “bicicleta” de Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos. Como o pai gostava de cozinhar para os amigos no auge da boemia carioca, fazendo jantares para pessoas importantes, Carlos sempre esteve muito presente na cozinha da família, e desde cedo aprendeu a cozinhar. O mesmo aconteceu com sua esposa, de família italiana, para quem a cozinha é o principal lugar da casa.
 
 
Carlos explica que, apesar de saber cozinhar, ele e a esposa não tinham experiência de trabalhar profissionalmente com comida. Por isso, ele contratou a chef e consultora Irina Cordeiro para auxiliar na elaboração do menu degustação, cuja proposta é a de mudar a cada 30 dias. “Esse menu degustação traz um pouco das minhas referências de vida, e não deixa de ser uma cozinha afetiva”, revela o jornalista. Tudo é feito com muito carinho na cozinha de vidro na casa, na frente dos clientes.
 
O lindo ambiente externo do Jangadeiro, de frente para o mar
 
Para a chef Irina, o Jangadeiro quer surpreender as pessoas com um jantar muito bem elaborado, utilizando produtos diversificados, como peixes, frutos do mar, carnes, as frutas regionais, além de legumes e verduras, quase todas plantadas organicamente na horta do próprio restaurante.
 
Crème brûlée de milho
 
 
A emblemática foto da bicicleta de Pelé, tirada por Alberto Ferreira, pai de Carlos
 
O restaurante trabalha com vinhos, cervejas e drinks, mas deixa o cliente bem à vontade para levar seu vinho preferido, cobrando apenas uma taxa de rolha de R$ 30,00. Está em elaboração uma carta de cervejas especiais.
 
Costelinha de porco com barbucue de goiabada e purê de batata doce
 
Carlos revela que as pessoas têm gostado muito da comida do Jangadeiro, e que nesses primeiros meses a indicação boca a boca tem levado muita gente a conhecer a casa. "Os elogios são maravilhosos e estamos sendo muito bem avaliados no TripAdvisor. Isso para  mim é muito gratificante".
 
Bolinhos carioca e potiguar, e o camarão empanado na tapioca
 
O Jangadeiro funciona para almoço e jantar, e só atende com reserva. São apenas 12 pessoas no almoço e 16 a noite. Em caso de reserva para grupos, esses números poderão aumentar um pouco. O menu degustação custa apenas R$ 125,00 e vale cada centavo pago.
 
Jangadeiro Samburá de Sabores
Praia de São José (ao lado da Pousada Spa dos Amores)
São Miguel do Gostoso/RN
Fones: (84) 98147-7216 | 98120-9837 (WhatsApp)
Email: jangadeirosamburadesabores@gmail.com
Instagram: @jangadeiro_sambura
Facebook: jangadeirosamburadesabores

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <