Ello Orgânico realiza workshop sobre horta viva em casa

Rogério Vital/Deguste
Participaram da oficina 32 pessoas
 
Na manhã do último sábado, 6, o restaurante Ello Orgânico promoveu o primeiro workshop com o tema "Faça a sua Horta Viva em Casa".  A ideia de consumir alimentos verdadeiramente orgânicos é um dos conceitos do restaurante, comandado pelas sócias Eliane Martins e Iara Suassuna, que também inclui um minimercado em sua composição. 
 
Na ocasião, a engenheira agrônoma Cláudia Suassuna proferiu a palestra sobre o que é orgânico e deu sugestões de como plantar a própria comida. 
 
As sócias do Ello Orgânico, Iara Suassuna e Eliane Martins
 
Inicialmente foram oferecidas 30 vagas, mas 32 pessoas participaram do workshop. E devido à limitação do espaço, não puderam aceitar mais inscrições. O preenchimento de todas as vagas superou as expectativas das sócias, que pretendem fazer mais eventos como esse.
 
Devido ao grande consumo de alimentos com uso intensivo de químicas, Cláudia iniciou a palestra com uma parte mais teórica, e questionou os participantes com a pergunta “Por que construir uma horta viva em casa?”, falou também da importância da mudança de hábito para a melhoria da saúde. “Hoje você pode ter um alimento isento de química com uma horta em casa”, comenta. 
 
Foram distribuídas vários tipos de mudas para os participantes
 
A agrônoma ainda ressaltou o efeito terapêutico que as plantas causam nas pessoas, que além de relaxante, as plantas qualificam o ambiente, purificando o ar.  
 
Para iniciar a horta, primeiro tem que observar o tamanho do espaço onde se deseja colocar as plantas. Depois ver a oportunidade de sol, segundo Cláudia, o local precisa de uma boa luminosidade, com pelo menos 4h a 6h de sol por dia. 
 
A engenheira agrônoma Cláudia Suassuna palestrou sobre a importância de plantar a própria comida
 
Após a teoria, veio a parte prática de como construir uma horta doméstica. Cada participante recebeu um kit com os equipamentos necessários: vaso, uma muda ainda no saco, argila expandida, manta de bidim e o substrato (uma mistura de terra).  “Tínhamos uma diversidade de mudas como cebolinha, couve, orégano, manjericão, alecrim e hortelã”, comentou. Cláudia ainda falou como obter mudas a partir de alimentos que foram consumidos. 
 
Além do workshop, cada participante recebeu um kit com mudas para plantar em casa, e ao término da palestra foi oferecido um café da manhã.
 
 
Ello Orgânico
Rua cel. Milton Freire, 2924, 
Capim Macio- Natal/RN.
Fone: (84) 3346-7442 
elloorganico.com.br 
 

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <