Rota dos Barões do Café é o prato vencedor do concurso Novos Talentos

Fotos: Rogério Vital / Deguste
Rota dos Barões do Café: vencedor da categoria prato principal do concurso Novos Talentos do Festival Gastronômico e Cultural da Pipa
 
A noite dessa terça-feira, 20, foi de muita disputa durante a programação do 12º Festival Cultural e Gastronômica da Pipa, com a realização de mais uma edição do concurso Novos Talentos, na categoria prato principal. 
 
Geysonn Jordão de Medeiros Silva e José Matheus dos Santos Silva, estudantes da UnP, foram os ganhadores da categoria prato principal
 
Participaram quatro duplas, três do Rio Grande do Norte e uma da Paraíba, que usaram técnicas diversas, muitos sabores e um produto obrigatório, o café, que se transformou no "Calcanhar de Aquiles" para alguns dos competidores, diante da nítida dificuldade de equilibrar os pratos com seu sabor pronunciado.
 
Júri do concurso foi formado pelos chefs Alex Floyd, Mário Portella, Carla Correia e Tadeu Lubambo (último à direita) e o jornalista diretor da Deguste, Benício Siqueira
 
A mesa julgadora foi formada pelos chefs Tadeu Lubambo, Alex Floyd, Mário Portella e Carla Correia, além do jornalista diretor da revista Deguste, Benício Siqueira.  Por unanimidade, os jurados escolheram como prato vencedor "Rota dos Barões do Café", da dupla de estudantes da UnP Geysonn Jordão de Medeiros Silva e José Matheus dos Santos Silva.
 
Daniel Medeiros e Tadeu Valente, candidatos da Paraíba, ficaram com a segunda colocação
 
 
Traíra de lombo - café com leite
 
O conceito do prato e os produtos utilizados na sua elaboração foram muito bem explicados pelos estudantes, e a sua execução foi surpreendente. O prato estava com uma boa apresentação, os produtos com cocção correta e o conjunto muito saboroso.
 

Wendell Costa Heronildes e Raoni Albano do Vale fecharam o concurso com a terceira colocação
   
Cozido Pedro Velho  
 
Para vencer o concurso, Jordão e Matheus prepararam uma carne sob um molho de café muito delicado, acompanhado de um excelente arroz cremoso com brócolis, pedaços de queijo coalho e uma falsa farofa.
 
Matheus Aciole da Costa e Sofia Guedes Marinho terminaram em quarto lugar
 
Barão Nordestino
 
O segundo lugar ficou com os candidatos da Paraíba, Daniel Medeiros e Tadeu Valente, com a Traíra de lombo - café com leite. A terceira colocação coube a Wendell Costa Heronildes e Raoni Albano do Vale, que fizeram o Cozido Pedro Velho. Em quarto lugar ficaram os alunos Matheus Aciole  da Costa e Sofia Guedes Marinho, com o prato Barão Nordestino.
 
 
O 12º Festival Cultural e Gastronômica da Pipa prossegue até o próximo sábado, dia 24, com uma extensa programação com oficinas gastronômicas, degustações de vinhos e cachaças, aulas de doces, debate sobre café, harmonização de cervejas especiais, apresentação por parte do Sebrae da Associação dos Produtores de Ostras do RN, e muito mais. 
 
Veja a programação completa em www.festivaldapipa.com.br

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <