30 anos do Camarões

Publicado em 23 de abril de 2019

Compartilhe:

Fotos: Benício Siqueira e Rodrigo Oliveira (Deguste) e Divulgação (Camarões)
Vânia Bezerra e os filhos Clara, Gabriel e Júlio administram a marca Camarões
 
Mais do que um restaurante, o Camarões virou um símbolo de um Rio Grande do Norte que deu certo. Fundado em 5 de julho de 1989 na Avenida Engenheiro Roberto Freire (então Estrada de Ponta Negra naquela época), a casa é hoje o maior nome do segmento de alimentos e bebidas do Estado e está comemorando 30 anos.
 
Fernando Medeiros na cozinha do Camarões, no dia da abertura do restaurante
 
Gerando 500 empregos diretos e ajudando a manter uma infinidade de postos de trabalho indiretos, a rede de restaurantes possui quatro unidades: Camarões Potiguar, Camarões Restaurante, Camarões Midway Mall e Camarões Natal Shopping. Em breve, a empresa deve ganhar uma cozinha exclusiva para o Delivery, em Morro Branco, Natal.
 
Entrada do Camarões Potiguar Camarão internacional
 
Os fundadores do Camarões foram o engenheiro químico, Fernando Medeiros, e a esposa, engenheira eletricista Vânia Bezerra. Ambos com raízes e forte influência na região do Seridó. O casal teve quatro filhos, Clara, Júlio e Vitor (esses dois são gêmeos) e Gabriel. Três deles, atualmente, operam diretamente os restaurantes junto com a mãe.
 
Grelhado das Dunas: Frutos do mar servidos com arroz, brócolis e legumes assados
 
Com grande energia empreendedora, Fernando (que morreu em 2014) ganhou experiência na área ao ser contratado pelo Governo do Estado para desenvolver o Projeto Camarão, da Emparn, atividade de fomento econômico no Estado.
 
Um dos ambientes do Camarões Potiguar com a adega ao fundo
 
Depois que saiu do projeto, Fernando adquiriu um imóvel residencial em Ponta Negra (o mesmo onde atualmente funciona o Restaurante Camarões) e montou o empreendimento gastronômico.
 
Camarão à Grega, um dos pratos mais vendidos Polvo mar e sertão
 
Nem Fernando, nem a esposa, Vânia, imaginavam que o negócio iria dar tão certo a ponto da gastronomia contemporânea do RN se dividir em antes e depois do Camarões.
 
Pastel de camarão Casquinho de caranguejo
 
Basta entrar nas instalações dos dois restaurantes de Ponta Negra para entender o motivo das casas serem exemplo de tanto sucesso. A beleza da decoração, o fluxo intenso de clientes nos dias de pico e a agilidade com que a equipe maneja o movimento dos turistas e natalenses, que lotam as mesas, é digna das melhores estratégias de marketing de relacionamento.
 
Fachada atual do Camarões Restaurante Ambiente do Camarões Restaurante
   
Camarões Midway Mall Balcão de serviço do Camarões Natal Shopping
 
A qualidade da comida é acima de qualquer suspeita para um restaurante de tamanho giro. São quase 100 opções em entradas, pratos principais e sobremesas. O Camarão, como não poderia deixar de ser, é o carro-chefe, mas há opções de carnes e muitas opções de peixes. Dois desses pratos estão no cardápio há 30 anos e são os mais vendidos em todos os tempos na casa, o Camarão Internacional e o Camarão à Grega.
 
Moqueca de peixe e camarão servida com arroz
 
Além a qualidade da comida e do serviço, está o preço intensamente competitivo com outras opções do mercado tanto no RN quanto em outras cidades brasileiras.
 
A família
 
Com a morte de Fernando, a mãe e os irmãos mantiveram o mesmo padrão de qualidade da empresa. A irmã mais velha, Clara, foi criada dentro da rotina do restaurante, pois a casa da família ficava em Ponta Negra, nas imediações do primeiro Camarões. Então, sua atuação dentro dos negócios foi considerada um processo natural. Ao concluir a faculdade de psicologia, ela começou a trabalhar com o pai. Inicialmente, Clara fez de tudo, respondia os e-mails, ajudava nas pequenas tarefas da administração e começou a colaborar na escolha da equipe.
 
Camarão alho e óleo
 
Após Clara, os outros irmãos, Gabriel e Júlio, passaram a fazer parte da administração dos negócios e, atualmente, dividem com ela e a mãe a responsabilidade pela expansão da marca, que pretende abrir uma unidade no futuro em São Paulo.
 
Muito discreta, a família prefere evitar exposição pública exagerada e, em raros momentos fora do ambiente familiar, posa para fotos. No mês de março, os três filhos e a empresária Vânia toparam uma foto juntos para a DEGUSTE, provavelmente a primeira que fizeram juntos para uma reportagem da revista.
 
Caprese de camarão e Petit Gateau de chocolate
 
A foto foi feita no hall de entrada do Camarões Potiguar, um dos endereços mais visitados por turistas que chegam a Natal e incluem uma refeição no Camarões como parte do roteiro de visitas à Cidade do Sol.
 
Parabéns à família Camarões! A DEGUSTE deseja votos sinceros de que o sucesso do restaurante dure por 30 ou mais anos para frente.
 
Camarões Restaurante
(84) 3209-2424
Camarões Potiguar
(84) 3209-2425
Camarões Midway Mall
(84) 2010-2424
Camarões Natal Shopping
(84) 3235-8280
Instagram: @camaroesnatal
Facebook: camarões potiguar