Chef natalense cria a charcutaria artesanal Chiberium

Fotos: Rogério Vital / Deguste
Chef Rodrigo Chibério se especializou em charcutaria e criou sua própria empresa
 
Ainda pouco explorada em Natal, a charcutaria (atividade que gera os chamados “embutidos”) é o mote de uma recém-criada empresa do ramo alimentício na capital potiguar, a Chiberium. E, embora esteja em funcionamento há apenas pouco mais de três meses, ela já tem se destacado no mercado devido à alta qualidade dos seus produtos.
 
A Chiberium tem o comando do chef de cozinha Rodrigo Chibério Seixas, natalense formado no curso de gastronomia da UnP e também no de cozinheiro do Senac Barreira Roxa. Ex-dono de restaurante em Natal, o profissional se interessou pela charcutaria quando morou em São Paulo, para onde foi a fim de estagiar nos prestigiados D.O.M e Dalva e Dito, do chef Alex Atala.
 
Bacon defumado é um dos produtos que a Chiberium elabora
 
Rodrigo conta que fez cursos no Sudeste e ficou seis meses estudando o assunto até conseguir desenvolver técnicas próprias de produção, que resultam, no momento, em quatro embutidos: linguiça, calabresa defumada, presunto e bacon.
 
As linguiças são o carro-chefe neste início. O chef elabora, em sua charcutaria artesanal no município de São Gonçalo do Amarante/RN, seis tipos delas – Potiguar (mix com carne de sol e de porco, cebola roxa, queijo coalho e coentro), Churras (apimentada e tempero de churrasco), Italianas (carne suína, temperos italianos e manjericão), Frango Jamacaino, Frango Fit (carne do peito do frango e especiarias) e Ajo Apimentado (com alho e mix de pimentas).
 
Para se ter uma ideia do apuro com que Rodrigo Chibério prepara os produtos, todas as linguiças levam quatro dias até ficarem prontas. No caso do bacon, o período é ainda maior: são 12 dias para estar no ponto para venda.
 
Chiberium produz seis sabores de linguiça
 
A Chiberium atende pedidos pelas suas redes sociais e telefone e também disponibiliza os produtos em lojas da cidade. A Cordeiro Chique tem todos os produtos e a Papa Capim, alguns deles. Outros estabelecimentos, como Estação do Malte, Mestre Cervejeito e Carlota Bistrô, utilizam os embutidos em pratos de seus cardápios.
 
Rodrigo Chibério ressalta que procura valorizar o produto local. Quando isso não é possível, ele traz carnes de elevado padrão do sul do país. A qualidade do material aliada ao processo minucioso de produção possibilita, por exemplo, o consumo do bacon sem necessidade de fritá-lo, de acordo com o chef.
 
A expectativa, agora, é pelo aumento no número de produtos. Para breve, a Chibério deverá ter salsichas alemãs e hambúrgueres. No futuro, o chef espera oferecer presunto cru de lombo (lonza), presunto cru de pernil de cordeiro, copa, salame e pepperoni.
 
Chiberium Embutidos e Defumados
Fone: (84) 98804-0289 (WhatsApp)
Instagram: @chiberium
Facebook: /chiberium
E-mail: chiberium@gmail.com

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <