A visita da SAV às vinícolas Don Giovanni e Cave Geisse

Fotos: Benício Siqueira / Deguste
Turma da confraria SAV em frente à vinícola Don Giovanni
 
Nesta parte da viagem da Sociedade dos Amantes do Vinho - SAV - ao Vale dos Vinhedos, no Sul do Brasil, onde se produz alguns dos melhores vinhos brasileiros, os confrades conheceram as vinícolas Don Giovanni e Cave Geisse. Esta última é muito famosa por seus espumantes, os quais possuem prêmios até internacionais.
 
Veja abaixo:
 
Don Giovanni
 
Espumantes degustados pela SAV
A bonita sala de degustação da Don Giovanni
 
O excelente vinho Don Giovanni Cuvée Segundo Acto
 
O terceiro dia no Vale dos Vinhedos começou com uma visita da SAV à vinícola Don Giovanni, que também possui uma charmosa pousada com oito quartos para hospedagem, além de um restaurante em ambiente rústico com capacidade para 60 pessoas, servindo pratos inspirados na gastronomia italiana.
 
A SAV foi recepcionada pelo enólogo e diretor da vinícola Daniel Panizzi, que também fez ou um tour pelos lindos vinhedos e pelas instalações onde são produzidos os vinhos.

A degustação foi conduzida pela enóloga Juliana Rossato, na loja da vinícola. Foram degustados três espumanetes, todos elaborados pelo método tradicional: o Don Giovanni Nature, Don Giovanni Extra Brut e Don Giovanni 70 Brut Dona Bita, com tempo de maturação mínimo de 70 meses. Este espumante é espetacular!
 
 
Mas a grande surpresa mesmo ficou por conta do vinho tinto Don Giovanni Cuvée Segundo Acto 2012, um belo corte de 40% Merlot, 35% Ancellota, 15% Tannat e 10% Cabernet Sauvignon, com 16 meses de envelhecimento em barricas. Vinho fácil de beber, por ser tão gostoso.
 
Após a degustação, a SAV almoçou no próprio restaurante da Don Giovanni, quando pode conhecer um pouco da tradição italiana de suas cantinas. A comida estava maravilhosa.
 
O diretor Daniel Panizzi mostrando os vinhedos para a SAV
 
Don Giovanni
Linha Amadeu, KM 12,
Bento Gonçalves/RS
Fone:(54) 9691-7392
www.dongiovanni.com.br
 
Cave Geisse
 
A SAV conhecendo os vinhedos da Cave Geisse
 
A tarde do penúltimo dia de viagem da SAV foi dedicada à Cave Geisse, uma das vinícolas brasileiras com maior destaque na produção de espumantes de qualidade, localizada na região de Pinto Bandeira, em Bento Gonçalves.
 
Momento de descontração da SAV
 
Criada em 1979 pelo engenheiro agrônomo e enólogo chileno Mário Geisse, a vinícola tem uma linha de nove espumantes, quase todos premiados, cuja qualidade éreconhecida por respeitados críticos de vinhos.
 
Para assegurar a qualidade de seus produtos, a Cave Geisse presta muita atenção em todas as fases do processo de elaboração de seus espumantes. E nenhum de seus vinhedos utiliza agrotóxicos.
 
Detalhe da beleza dos vinhedos nos arredores da Cave Geisse
 
A SAV foi recepcionada pela sommelière Kelli Bianchi, que também fez um tour pelos vinhedos e demais instalações.
 
A degustação envolveu quatro espumantes, todos elaborados pelo método tradicional: Cave Geisse Terroir Nature, Cave Geisse Blanc de Blanc Brut, Cave Geisse Blanc de Noir Brut e Cave Geisse-Rosé Brut.
 
Espumantes da Cave Geisse degustados pela SAV
 
O nível dessa bebida realmente surpreende pela qualidade. É preciso beber para entender o porquê a Cave Geisse é uma das vinícolas que elaboram os melhores espumantes do Brasil.
 
Vinícola Cave Geisse
Linha Jansen, s/n
Pinto Bandeira/RS
Fones: (54) 3455-7461 / 3455-7462
www.cavegeisse.com.br

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <