Padaria Mercatto traz a Natal o produtor espanhol de jamón Josep Llorens

Fotos: Rogério Vital / Deguste
Josep Llorens, espanhol que produz jamón serrano, e o empresário Adelino Marinho, dono da Mercatto
 
A Padaria Mercatto promoveu, na noite de quarta-feira, 08, uma degustação com o presidente do grupo Josep Llorens I Fills, empresa produtora do Jamón Ibérico e o Jamón Serrano, assinados por Josep Ramón Llorens Requena, considerado embaixador de um dos tesouros da gastronomia espanhola.
 
Josep Ramón falou aos convidados da Mercatto sobre o processo da fabricação do jamón espanhol
 
No evento, Josep Ramón Llorens Requena falou para um grupo de 40 pessoas convidadas do empresário Adelino Marinho, dono da Mercatto, que os recepcionou com espumante, vinho tinto, queijos e pães.
 
Josep discorreu sobre o processo de fabricação dos famosos presuntos da sua marca, exportado para vários países. Ele falou sobre a matéria-prima, a alimentação, o processo de cura, os tipos de jamón e a produção limitada dos produtos, desejados pelos ‘gourmets’ de todo o mundo.
 
Convidados tiveram a oportunidade de degustar o jamón
 
Na sequência, os convidados tiveram a oportunidade de ver Josep em ação, ao destrinchar um Jamón Ibérico com cura de 36 meses. Habilidoso e experiente, em poucos minutos ele já servia fatias bastante finas de seu presunto, com textura e aroma singulares. O sabor é mais doce, um pouco mais gorduroso e de paladar mais acentuado. Sem dúvida, uma bela iguaria.
 
 
 
O Jamón Serrano leva esse nome por ser elaborado em áreas montanhosas, que propiciam excelentes condições para os períodos de cura. Os suínos possuem origem celta (porco branco) e a alimentação não precisa ser apenas a base de bellotas, como no caso do Jamon Ibérico.
 
Jamón foi harmonizado com vinhos e espumantes
 
O Jamon Ibérico ganhou o apelido de Pata Negra por ser feito a partir do pernil traseiro dos porcos ibéricos. Os animais são negros, inclusive as patas, e se alimentam exclusivamente da bellota, uma espécie de castanha, produzidas pela árvore azinheira, que leva 100 anos para dar frutos. Durante o período de engorda, cada porco chega a comer entre 8 e 10 quilos de bellota por dia.
 
O grupo Josep Llorens I Fills é uma empresa familiar fundada há mais de 35 anos e dedicada exclusivamente à elaboração de jamones e embutidos, tanto ibéricos quanto serranos. Os produtos Josep Llorens I Fills são comercializados em Natal pela Padaria Mercatto.
 
 
Adelino Marinho explicou que trouxe Josep Llorens a Natal para mostrar aos seus convidados a qualidade dos produtos dessa empresa espanhola, e também para difundir a cultura do consumo do Jamón na cidade. "A ideia é a de que as pessoas passem a incluir o Jamón nas suas listas de compras", revela Marinho.
 
Padaria Mercatto
Av. Nascimento de Castro, 1900
Lagoa Nova - Natal/RN
Fone: (84) 2010-5555

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <