O exclusivo jantar do restaurante Marechal com champagne Veuve Clicquot

Fotos: Rogério Vital / Deguste
Evento contou com a presença do enólogo francês François Hautekeur, do grupo LVMH), Lucianna Andrade (Trade Marketing do LVMH), Rodrigo Lima e Uelinton Ribeiro (sócios do Marechal) e Rolf Campos (executivo de conta do LVMH)
 
Trazido a Natal pelo Grupo LVMH, holding francesa especializada em artigos de luxo, e que tem em seu portfólio alguns dos champagnes mais cobiçados do mundo, o enólogo François Hautekeur conduziu um jantar exclusivo na noite dessa segunda-feira, 26, no restaurante Marechal. 
 
François Hautekeur conduziu o jantar harmonizado
 
O jantar, elaborado em quatro etapas pela chef Sônia Benevides para um pequeno grupo de 40 pessoas, foi todo harmonizado com champagne Veuve Clicquot, fato inédito na cidade.
 
 
Antes dos trabalhos começarem, o executivo de contas do grupo LVMH em Natal, Rolf Campos, agradeceu a presença de todos e fez a apresentação de François Hautekeur, que trabalhou por oito anos diretamente na famosa Maison, sendo o enólogo responsável pela elaboração de um dos vinhos que entram na composição do champagne Veuve Clicquot Brut Rosé.
 
Champagnes Veuve Clicquot de alto padrão foram servidos durante o jantar
 
Hautekeur falou rapidamente sobre o histórico da Vevuve Clicquot para, em seguida, conduzir com muita informalidade e simpatia a harmonização do jantar. Ele deixou bastante claro que a harmonização não é uma ciência, e o que vale mesmo é o paladar de cada pessoa.
 
Falsa brusqueta de milho verde com base de terrine de foie gras com esferas de milho Roll de guiné com panetone salgado e creme de foie gras
 
De entrada, a chef Sônia Benevides serviu uma Falsa brusqueta de milho verde com base de terrine de foie gras com esferas de milho, e uma Mini burrata de queijo azul com granita de maçã verde. 
 
A bebida escolhida por François foi Veuve Clicquot Rich, primeiro champagne do mundo a ser criado para a mixologia para elaboração de vários tipos de drinks. Por isso, deve ser consumido com gelo para realçar seus aromas e sabores.
 
Mixologista Marcos Marinho criou um drink com um dos champagnes Veuve Clicquot
 
Mas ela não foi servida pura. O maître e mixologista do Marechal, Marcos Marinho, aproveitou a oportunidade e serviu o champagne Veuve Clicquot Rich usando lâminas cítricas de limão siciliano e laranja baía, esfera de jabuticaba e twist de limão siciliano. O drink ficou refrescante, saboroso e agradável de beber, recebendo muitos elogios dos clientes.
 
Massa negra com creme de frutos do mar, peixe e camarões
 
Uma massa negra com creme de frutos do mar, peixe e camarões deu sequência ao jantar. Esse prato foi harmonizado com Veuve Clicquot Rosé, de aromas refinados com notas de frutas vermelhas frescas, que evoluem para notas de frutas secas. Um champagne extremamente prazeroso, que casou muito bem com os frutos do mar, dando um equilíbrio ao conjunto.
 
Mini burrata de queijo azul com granita de maçã verde
 
O momento de maior expectativa durante o jantar foi a chegada do prato principal, um Roll de guiné com panetone salgado e creme de foie gras, harmonizado com o champagne ícone da Veuve Clicquot, a La Grande Dame, feita apenas em anos de safras excepcionais. 
 
Pudim de queijo de cabra com framboesas e maçãs
 
Ela tem perlage fina, abundante e delicada, com tons dourados e luminosos. Em boca, revela aromas florais e frutados com uma certa doçura e textura sedosa. Seu final é longo e marcante. A qualidade da La Grande Dame foi bastante elogiada por François Hautekeu, que disse que beber esse champagne e um privilégio para poucos.
 
 
Para encerrar a noite, um Pudim de queijo de cabra com framboesas e maçãs escoltou perfeitamente a Veuve Clicquot Demi-Sec, elaborada com as uvas Pinor Noir, Pinot Meunier e Chardonnay. Ela tem estrutura suave com delicados aromas frutados. É uma bebida fresca, que pode ser harmonizada com vários tipos de sobremesa. Foi um grand finale!
 
   
 
Restaurante Marechal
Av. Hermes da Fonseca, 880 – Empresarial Hermes 880
Tirol – Natal/RN
Fone: (84) 3025-1136
 
Grupo LVMH
Rolf Campos (executivo de contas no RN)
Fone: (85) 99402-6281
E-mail: rcampos@moethennessy.com

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <