Espaço Casa Gastronomia oferece jantar temático nesta quinta-feira

Fotos: Divulgação e Rogério Vital / Deguste
O Espaço Casa Gastronomia, novidade em Tirol, entrou na “onda” da famosa simpatia de comer nhoque no dia 29 e vai oferecer, nesta quinta-feira, exatamente na data, um jantar temático com a tradicional massa italiana.
 
Carina e Allan Alcântara comandam o Espaço Casa Gastronomia, no Tirol
 
O evento ganhou o nome de Noite do Nhoque da Fortuna e será conduzido pelas chefs Ítala Bezerra e Priscilla Goes, que vão elaborar três tipos de nhoque e quatro opções de molho, além de dois acompanhamentos - Brusquetas de rosbife com pesto de manjericão e polvo mediterrâneo.
 
Chefs Priscilla Goes e Ítala Bezerra vão elaborar os pratos do jantar
 
Os participantes do jantar poderão escolher entre nhoque de batata tradicional, de ricota com espinafre e de batata doce e manteiga de sálvia. As opções de molho são filé com gorgonzola; gorgonzola com pera; ao sugo com camarão; e ao sugo.
 
O acesso ao jantar é mediante reserva no valor de R$ 75,00 por pessoa – as últimas vagas estão à venda pelo telefone (84) 98151-1088. A entrada ainda inclui água, uma taça de vinho tinto e uma sobremesa.
 
O lindo ambiente do Espaço Casa Gastronomia
 
A tradição do nhoque no dia 29
 
A tradição de se comer nhoque todo dia 29 é bem conhecida. Simpatia famosa no Brasil, ela garante que, quem comer de pé as sete primeiras unidades de nhoque do prato, no dia 29 do mês, pode fazer um pedido para cada pedacinho de massa ingerida. Sem se esquecer de manter, debaixo do prato, uma nota ou moeda de qualquer valor. 
 
Diz a lenda que tal hábito começou em um certo dia 29 do século IV, quando um santo cristão chamado São Pantaleão vagava faminto em um vilarejo italiano à procura de um prato de comida gostosa e quentinha. Vestido de andarilho, Pantaleão teria batido de porta em porta pedindo alimento. Até que uma família, mesmo desconfiada do estranho, permitiu que o pedinte entrasse e o acolheu, apesar de possuir pouca quantidade de comida para oferecer. A refeição teria rendido exatamente sete unidades de nhoque para cada um dos presentes na mesa naquela noite. Em troca da gentileza, o santo partiu satisfeito deixando uma lembrança de surpresa aos anfitriões. Ao recolher a louça usada, a família se deu conta da presença de muitas moedas de ouro embaixo dos pratos. 
 
Tal história se espalhou pelo mundo durante séculos e acabou se transformando na simpatia do ritual do nhoque que é celebrado em diversos países. Até hoje, famílias realizam a tradição de colocar moedas ou notas embaixo do prato e  de comer os sete primeiros pedacinhos da massa de pé, todo dia 29. Segundo a crença, isso faz com que haja fortuna e muita sorte no até o dia 29 do mês seguinte para quem realizar o ritual. Alguns também falam que o dinheiro deve ser mantido embaixo de algum prato até o próximo dia 29. Outros já dizem que o melhor mesmo é fazer a doação da quantia ao primeiro carente que pedir dinheiro. 
 
Noite no Nhoque da Fortuna
Onde: Espaço Casa Gastronomia - Rua Apodi, 558, Tirol
Valor: R$ 75,00 por pessoa (entrada, prato principal, sobremesa, taça de vinho e água incluídos)
Reservas: (84) 98151-1088 | espacocasagastronomia@gmail.com
Não haverá venda de entradas no local no dia do evento

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <