Festival Gastronômico de Caicó valorizou ingredientes regionais

Fotos: Divulgação
Tradicional paçoca de pilão
 
Queijo, macaxeira e rapadura: três ingredientes que são a cara de Caicó foram obrigatórios na disputa do Chef Arretado, durante o Festival Gastronômico e Cultural de Caicó, de 22 a 25 de julho, no Complexo Ilha de Sant’Ana. “A macaxeira era alimento dos nativos tapuias, a rapadura veio com os colonizadores e o queijo é resultado dos numerosos rebanhos”, explicou Maristela Silva, jurada do Festival.
 
Premiados no festival
 
O concurso foi aberto para os apaixonados por cozinha (profissionais ou não!). É tanto que o campeão na categoria sobremesa foi o advogado Petrônio Dantas, com a receita Petit Gateau do Sertão. A receita era um Petit Gateau de Chouriço que acompanhou um sorvete artesanal de rapadura e queijo coalho, farofa de macaxeira e cubos de queijo coalho assados com mel de rapadura.
 
Petrônio Dantas, ganhador do festival na categoria sobremesa Marcelo Labre ministrou oficina de drinks no festival
 
O evento foi promovido pelo Município de Caicó, com apoio do Sebrae, SENAC, SESC, FIERN, SENAI, UnP, Skol e Slup Sorvetes. Além das apresentações na Cozinha Show e do Concurso Chef Arretado, a programação contou com dois palcos para shows culturais, espaço Sabores do Seridó, barracas de comidas típicas juninas, Feira de Artesanato Caicó Mostra Caicó e Festival de Quadrilhas.
 
Petit Gateau do Sertão
 
“O Festival foi um momento de valorizar os talentos culturais do município, despertar a comunidade para os valores da gastronomia e inserir Caicó no calendário de eventos juninos do RN”, destacou Diego Vale, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Caicó.
 
Jurados e parceiros do festival posam para foto
 
OFICINAS
SENAI, SENAC e UnP promoveram oficinas gratuitas durante os dias de evento, entre elas: Fabricação de Comidas Típicas Juninas, Fabricação de Pão de Queijo, Risoto do Sertão Defumado, Harmonização de Drinks e Introdução ao Estudo da Cachaça, todas elas valorizando a identidade regional.
 
Rodrigo Santana, do SENAC, passou um pouco do seu conhecimento em oficina no Festival Gastronômico de Caicó
 
A Cozinha Show trouxe, por exemplo, o instrutor do SENAC, Rodrigo Santana, e a caicoense Ceo Tocha. Ele com a criação “Paçoca de Camarão” e ela com a tradicional “Paçoca de Pilão”, uma receita antiga, iniciando no preparo da carne de sol, até o manejo do pilão.
 

 

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <