Estabelecimentos gastronômicos do RN aproveitam benefícios do Sebraetec

Fotos: Rogério Vital / Deguste
Rafaela Fontes criou uma das docerias mais requisitadas em Natal
 
Centenas de pequenas empresas e microempreendedores potiguares se beneficiam, há mais de duas décadas, do Sebraetec, um programa do Sebrae que ajuda na melhoria de negócios por meio de consultorias que realizam serviços de inovação e tecnologia. O setor de gastronomia tem sido um dos que mais aproveitam a oportunidade.
 
Através do Sebraetec, as micro e pequenas empresas têm acesso à consultorias tecnológicas e inovação com subsídios de 70% no valor total do projeto, a ser executado por uma empresa especializada e credenciada por meio de edital.
 
Gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, Bôsco Freire
 
As empresas dos setores de comércio, serviços, indústria e agronegócio com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões podem ser beneficiadas por consultorias nas áreas de design, sustentabilidade, serviços digitais, produtividade, qualidade, propriedade intelectual e inovação.
 
De acordo com o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, João Bôsco Freire, o número de consultorias oferecidas pelo programa chega a 2.000 por ano. Atualmente, o Sebraetec contempla todos os projetos do Sebrae com ações de inovação e tecnologia.
 
Construindo a marca
 
Fundada em 2012, Rafaela Fontes Chocolateria encontra-se, hoje, entre as docerias mais lembradas de Natal. A empresa foi atendida pelo Sebrae/RN desde o início de sua operação, quando a empresária Rafaela Fontes ainda era MEI – Microempreendedora Individual.
 
Rafaela Fontes recebeu apoio na área de design, visando a criação da marca e da identidade visual, o que resultou na profissionalização e na melhoria da imagem da empresa junto à sua clientela. A empresária ficou tão satisfeita com os resultados que contratou uma nova consultoria e está sendo atendida na área de serviços digitais, objetivando elaborar o site da empresa e fazer o gerenciamento adequado das mídias sociais.
 
Sulamita Fonseca é dona do restaurante Imperial Gourmet
 
Boas Práticas de Fabricação
 
Quando assumiram, em 2016, o restaurante Imperial Gourmet, na Avenida Miguel Castro, os empresários Edmilson Nóbrega e Sulamita Fonseca tinham pouca experiência no segmento. Por isso, buscar ajuda no Sebrae/RN foi uma decisão natural. O Sebraetec atuou na empresa na área de Qualidade, mais especificamente em BPF – Boas Práticas de Fabricação.
 
Ambiente interno do Imperial Gourmet
 
Sulamita conta que a consultoria contratada fez um trabalho que contemplou, por exemplo, a manipulação e armazenamento de alimentos, adequações na cozinha e construção de uma sala de pré-preparo. Com grande parte dos apontamentos já executados, o principal impacto, segundo Sulamita, foi na otimização da cozinha, diminuindo o tempo de preparo e criando um padrão para os preparos. “Muito válida a consultoria”, elogia a empresária.
 
Débora Araújo Othon e Margareth Araújo Othon, da Nutre
 
Ambientação e Segurança do Trabalho
 
Há mais de 20 anos no mercado natalense, a empresa Nutre, especializada em alimentação saudável, também já recebeu a consultoria do programa Sebraetec. As proprietárias Margareth Araújo Othon e Débora Araújo Othon de Aquino recorreram em 2016 a duas consultorias distintas para implantar melhorias na Nutre. Uma na área de design para repaginar o ambiente do restaurante e mudança de fachada e outra no âmbito da sustentabilidade com ações de saúde e segurança no trabalho (SST).
 
A Nutre é especializada em alimentação saudável
 
A primeira delas ainda encontra-se em processo de conclusão, mas já ocorreu a mudança da fachada do restaurante. Em Segurança e Saúde do Trabalho, as melhorias recomendadas pela empresa de consultoria já foram implementadas. A gerente comercial da Nutre, Débora Araújo Othon de Aquino, reconhece que os impactos foram imediatos. Segundo ela, houve uma visível melhoria do ambiente de trabalho e os colaboradores receberam as mudanças de forma bastante positiva.
 
Sebrae Natal
Av. Lima e Silva, 76,
Lagoa Nova - Nata/RN
0800 570 0800

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <