Festival Cultural e Gastronômico da Pipa premia melhores pratos de 2017

Fotos: J. Schwantz / Divulgação
Ballotine de leitoa com purê de Cabotiá defumado, do restaurante O Tal do Escondidinho, vencedor da categoria Prato Principal do Festival
 
Depois de duas semanas descobrindo sabores da cozinha brasileira e potiguar, o público elegeu os melhores pratos da 13ª edição do Festival Cultural e Gastronômico da Pipa. O resultado foi divulgado às 23h do sábado (30), com a presença de chefs e donos dos estabelecimentos participantes, de Pipa e Tibau do Sul.
 
Os espaços concorreram nas categorias Prato principal, Drink, Entrada, Sobremesa e Serviço. Alguns dos melhores restaurantes, hotéis, bares, bistrôs, lanchonetes e cafés da região participam do Concurso Gastronômico, uma tradição desde a primeira edição. A votação inovou este ano com a utilização do aplicativo QRCode, que proporcionou mais transparência ao concurso.
 
Charque à Caboclo, do MP Restaurante, ficou com o primeiro lugar na categoria Entrada
 
Na categoria Prato Principal venceu o restaurante O Tal do Escondidinho com o prato “Ballotine de leitoa com purê de Cabotiá defumado”. Em 2º lugar, o escolhido foi o bistrô do Pipa Privilege com “Tranche de Cioba grelhada ao coco fresco e purê de abóbora, castanha de caju e chips de macaxeira”. Em 3º lugar, o Chez Marília, com “Filet mignon tropical”.
 
Na categoria entrada, o MP Restaurante recebeu o 1º lugar com o prato “Charque à Caboclo”. O 2º lugar ficou para o restaurante Beija-Flor Resort & Spa, com o “Carpaccio de polvo”. E em 3ª colocação o indicado foi o prato “Dadinho Amostrado”, do Quintal Restaurante e Tapiocaria.
 
Lady Coffee foi o campeão na categoria Drinks
 
Na categoria bebida, os três melhores drinks foram Le Petit Café & Cia (“Lady Coffee” - 1º) Restaurante Caxangá (“Caxangariando” - 2º lugar) e Golfinho Restaurante (“Baía dos Golfinhos” - 3º lugar).
 
No item sobremesa, o 1º lugar foi do Quintal Restaurante (“Maria Bonita e Lampião - compota de goiaba com sorvete de tapioca e redução de vinho e goiabada”); em 2º lugar o Tal do Escondidinho (“Mousse de queijo de coalho tostado com calda de abacaxi e crocante de castanhas”) e em 3º lugar a sorveteria Real de 14 (“Waffle real vegano”). O Hotel Ponta do Madeiro foi escolhido o Melhor Serviço.
NOVOS TALENTOS
 
Melhor sobremesa: Maria Bonita e Lampião - compota de goiaba com sorvete de tapioca e redução de vinho e goiabada
 
A goma de tapioca está em alta e sua aplicação na gastronomia oferece a cada momento uma nova descoberta. Por isso foi o ingrediente escolhido para ditar o concurso “Novos Talentos”, no 13º Festival Cultural e Gastronômico da Pipa. As competições aconteceram entre os dias 25 e 27, na cozinha do festival, com participação de 12 duplas de chefs. O resultado surpreendeu coordenadores e jurados.
 
A dupla vencedora na categoria prato principal foi Simone Grazy e Marcílio Cavalcante, ambos estudantes da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB). Eles apresentaram o 'Cordeiro Engomado'’, uma referência ao tema desta edição — “Tapioca – Descoberta do sabor no Nordeste”. Servido em frigideira de ferro fundido, o prato principal campeão trouxe um carré de cordeiro cozido em baixa temperatura. Como guarnição havia purê de castanha de caju, purê de pitanga com goma de mandioca, vinagrete de feijão verde e molho de pitanga.
 
Cordeiro Engomado foi o melhor prato no concurso de Novos Talentos
 
Na categoria Entrada, o 1º Lugar focou pra Tadeu Valente e Daniel Medeiros com o prato "Gingado da Redinha". E na sobremesa, quem venceu foi a criação “Jardim de MANI”, dos chefs Alexandre Daher Ferreira Sales e Cely dos Santos Correa.
 
O Festival da Pipa contou com patrocínios do Café São Braz, Sebrae-RN, Hotel Pipa Atlântico, Lei Câmara Cascudo, SENAC/Fecomércio, Gourmet Expert, Goma Sinhá Maria/ Primícias do Brasil, CTSI e Makro. A realização é do Festival da Pipa e ong Educapipa e co-realização do Governo Cidadão via Banco Mundial, através da Setur – Secretaria Estadual de Turismo e Governo do RN e da Prefeitura de Tibau do Sul. Visite o www.festivaldapipa.com.br.

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <