O almoço harmonizado do Cascudo Bistrô com vinhos franceses do Magazzino

Fotos: Rogério Vital / Deguste
O chef Daniel Cavalcanti, a sommelière Rafaella Barros e o empresário Marcelo Chianca
 
Um clima descontraído deu o tom do almoço de harmonização de vinhos franceses do Magazzino Vinhos & Cozinha com pratos do Cascudo Bistrô, no sábado passado, 01.
 
Marcelo Chianca abriu o evento para falar sobre a proposta do encontro
 
O diferencial do evento foi a proposta pouco comum dos organizadores Marcelo Chianca, do Magazzino, e o chef Daniel Cavalcanti, do Cascudo: oferecer ao natalense uma harmonização apenas com vinhos brancos.
 
   
 
Ao falar para os clientes, Chianca disse que optou por fazer esse tipo de degustação para que as pessoas pudessem ter uma experiência diferente, e também para mostrar que uma degustação de vinhos brancos pode ser tão prazerosa quanto uma degustação de tintos, que é mais usual.
 
Salada de salmão defumado
 
Outro ponto destacado pelo empresário diz respeito ao hábito geral do brasileiro, que prefere beber muito mais o vinho tinto ao branco. "O nosso clima tropical pede mais o vinho branco, principalmente aqui no Nordeste, com temperaturas mais altas e muita opção de peixes e frutos do mar".
 
Mix de ostras
 
Para falar sobre a bebida do almoço, o Magazzino trouxe a sommelière Rafaella Barros, da Zahil Importadora, que traz para o Brasil esses vinhos franceses. Antes, o chef Daniel Cavalcanti falou sobre o menu, voltada para a gastronomia francesa para ficar em sintonia com os vinhos.
 
Vinhos franceses degustados e, ao lado, uma tradicional Tarte Tatin
 
A harmonização começou com o Le Jaja de Jau Sauvignon Blanc 2014, um vinho refrescante de boa acidez com aromas cítrico e herbáceo bem definidos, elaborado na região de Cote de Roussilon, no sul da França. É um vinho agradável de beber e de custo acessível. Ele harmonizou muito bem com a salada de salmão defumado.
 
Lagosta grelhada com bisque e aspargos
 
Ideal para acompanhar pratos leves e frutos do mar, o segundo vinho apresentado por Rafaella Barros foi o Domaine Haute Févrie 2016, 100% elaborado com a uva Muscadet na região do Loire, que em boca apresenta boas notas cítricas. Foi perfeito com o trio de ostras servido por Daniel, uma com espuma de coco, outra gratinada com queijo gruyere e uma na forma de ceviche.
 
Suflê de queijo
 
 
Veio da tradicional região da Borgonha o último vinho do evento, o Domaine de Rochebin Chardonnay 2015, com muito mais estrutura e frescor. Tem deliciosos aromas de frutas cítricas, notas florais e de especiarias. Na boca agrada muito, tem a untuosidade característica da Chardonnay com excelente acidez, bom corpo e uma agradável mineralidade. E para acompanhar esse vinho, foi servida uma saborosa lagosta grelhada com bisque e aspargos, com suflê de queijo. Perfeito!!
 
O saxofonista Joedson Silva animou o evento
 
O almoço foi encerrado com uma tradicional sobremesa francesa, a deliciosa tarte tatin. E a pedido dos clientes, uma nova degustação já está sendo organizada pelo Magazzino e Cascudo Bistrô, desta vez com vinhos tintos portugueses para um jantar memorável. 
 
Magazzino Vinhos & Cozinha
Rua Potengi, 576
Petrópolis - Natal/RN
Fone: (84) 3212-1477
Instagram: @sabormagazzino
www.sabormagazzino.com.br
 
Cascudo Bistrô
Rua Mossoró, 825 (esquina com Av. Rodrigues Alves)
Petrópolis - Natal/RN
Fone: (84) 3202-1005
Instagram: @cascudobistro

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <