Ativistas convocam atos em defesa do Consea

Fotos: Rogério Vital / Deguste
A chef Gabriela Sales e a professora universitária Julie Cavignac estão na organização do Banquetaço em Natal
 
Ativistas do Coletivo Banquetaço vão promover, no próximo dia 27 de fevereiro, um ato em defesa do Consea – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, órgão que, desde 2006, tem a responsabilidade de assessorar a Presidência da República em relação a políticas públicas acerca de alimentação.
 
Nesse dia, estão previstas mobilizações em capitais e cidade do interior de pelo menos 18 estados do país. A organização nacional agendou “banquetaços”, servindo um grande almoço com alimentos “de verdade”, como forma de protesto. Em Natal, o ato acontecerá das 10h30 às 13h30, na Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes), no cruzamento das avenidas Mor Gouveia e Jaguarari, em Lagoa Nova.
 
Segurança alimentar pode ser afetada com a extinção do Consea, de acordo com organizadores do ato
 
O Consea foi extinto pela Medida Provisória (MP) 870/19, de 01º de janeiro de 2019, mas esta ainda será apreciada pelo Congresso Nacional. A data-limite para isso é o dia 01º de março deste ano.
 
Uma das organizadoras do ato em Natal, a chef Gabriela Sales explica que a ideia é sensibilizar o Poder Público para a importância do Consea na garantia de segurança e diversidade alimentar da população. “Todas as políticas públicas voltadas à alimentação envolvem o Consea”, ressalta Gabriela. A expectativa é reunir 500 pessoas no ato, de acordo com a chef.
 
Organizadoras temem que a participação população será enfraquecida com o fim do Consea
 
Uma vez que o Consea tem participação popular, os defensores do órgão também temem que a sua extinção acarrete em enfraquecimento do controle social das questões ligadas à alimentação.
 
Julie Cavignac, professora doutora em Antropologia da UFRN, que integra a organização do ato em Natal, pede que a população também contribua na defesa do Consea assinando a petição virtual disponível no endereço eletrônico https://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/44300.
 
Ato em Natal acontecerá na Cecafes, em Lagoa Nova
 
No dia do Banquetaço em Natal, haverá coleta de assinaturas em livro com o mesmo propósito.
 
Interessados em contribuir com insumos para o almoço do banquetaço em Natal podem deixá-los na administração da Cecafes. Informações: (84) 98186-9990.
 
Extinção do Consea
 
Após a emissão da MP 870/19, o Governo Federal, por meio da Casa Civil, explicou que todos os conselhos ligados à Presidência da República, incluído o Consea, foram extintos.
 
"Foram mantidas todas as competências que haviam nos conselhos, mas agora em outros órgãos. A partir dessa forma de organização, a entrega governamental se tornará mais célere", explicou a pasta, em entrevista ao G1, no dia 03 de janeiro deste ano.
 
Banquetaço em Natal em defesa do Consea
Quando: 27 de fevereiro, das 10h30 às 13h30
Onde: Cecafes (cruzamento das avenidas Mor Gouveia e Jaguarari)
Informações: (84) 98186-9990

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <