Chefs Adriana Lucena e Walter Dantas promovem I Expedição Caatinga

Fotos: Rogério Vital / Arquivo Deguste
Chef Adriana Lucena tem grande apreço pela cozinha de raiz
 
Grandes entusiastas da chamada cozinha de raiz, os chefs Adriana Lucena e Walter Dantas vão promover, em maio deste ano, a I Expedição Caatinga. Será a concretização de uma ideia que ambos tiveram em 2011 e agora poderá acontecer.
 
A expedição consiste em adentrar o município de Cerro Corá e redondezas, no coração da Serra de Santana, no Seridó potiguar, para uma vivência gastronômica de três dias com muito aprendizado.
 
Adriana Lucena ressalta o termo “vivência”. “Muito mais do que uma aula, é uma vivência de cozinha de raiz”, diz a chef. “Queremos resgatar nossa cultura [gastronômica], mostrando-a para quem é apaixonado por cozinha. As pessoas estão esquecendo o modo de fazer de algumas coisas”, explica.
 
Foto: Reprodução/Internet
A bela Cerro Corá, no Seridó potiguar, será o local de apoio da expedição, que ainda vai percorrer as redondezas da cidade
 
“Matança” de animais, produção de comidas tradicionais, produção dos queijos de coalho e de manteiga, apresentação de PANCS da caatinga (plantas alimentícias não convencionais) e visitas técnicas estão entre as atividades previstas na programação da expedição.
 
A I Expedição Caatinga é destinada a profissionais do segmento, mas não só: apreciadores da gastronomia e da cozinha de raiz são bem-vindos. Além dos chefs, há vagas para mais dez pessoas. As reservas devem ser feitas o quanto antes, até o dia 30 de março.
 
O início da expedição acontece no dia 16 de maio. Após o grupo se reunir em uma pousada em Cerro Corá no final da tarde, a programação da noite contemplará um jantar sertanejo. No dia 17 de maio, os participantes irão até um sítio para a “matança” de animais e, em seguida, produção de linguiça, chouriço, picado e buchada. O dia ainda reserva um churrasco à noite na pousada.
 
Os produtos artesanais são fruto da cozinha de raiz
 
No terceiro dia de expedição, no sábado (18), a expedição segue para a cidade de Tenente Laurentino, onde haverá uma visita à Queijeira Serra de Santana, um almoço no Mirante e, no caminho de volta à Cerro Corá, parada em Ciço Calunga e pôr do sol em Pipila. Um jantar fechará o dia.
 
No último dia (19 de maio), o grupo partirá pela manhã, após café, para passeios turísticos na região e depois almoçará em Suél. 
 
Mais informações e reservas: (84) 99979-0750
 
I Expedição Caatinga
Quando: de 16 a 19 de maio de 2019
Reservas: até 30 de março, pelo fone (84) 99979-0750
Apenas 10 vagas

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <