Adega São Cristóvão leva donos de restaurantes para imersão ao mundo do vinho no RS

Fotos: Divulgação (Adega São Cristóvão)
Uma comitiva formada, principalmente, por donos de restaurantes de Natal foi até o Rio Grande do Sul, no final de fevereiro, para conhecer vinícolas e importadoras de vinho sediadas naquela região. O grupo viajou a convite da Adega São Cristóvão, loja que comercializa a bebida na capital potiguar.
 
Alexandre Santana (e) com os donos de restaurantes
 
Com duração de quatro dias, o tour teve como destino o famoso Vale dos Vinhedos e a cidade de Canela, além de redondezas na Serra Gaúcha. O principal objetivo da viagem foi oferecer aos convidados uma imersão ao mundo do vinho, de acordo com Alexandre Santana, diretor da São Cristóvão e idealizador do passeio.
 
Vinhedo da vinícola Don Guerino no Rio Grande do Sul
 
Além de Alexandre, outras oito pessoas viajaram ao Rio Grande do Sul: Joelson Leite e Michelle Mognatti, proprietários do restaurante Lotus; José Matias Medeiros, dono do Don Matias Parrilla; Carol Macedo, sócia do restaurante Abade, e o marido, Ienecy Santos; Eva Vilma, gerente do restaurante Nau Frutos do Mar; Jaciara Beserra, gerente da Adega São Cristóvão; e Marcos Diniz, de uma produtora de vídeo, que registrou a viagem.
 
Visita à vinícola Marco Luigi Alexandre organizou a viagem
 
A primeira atração foi uma visita à Casa Valduga. O enólogo embaixador da marca, Lucas Simões, fez as honras de anfitrião e apresentou a vinícola ao grupo, percorrendo todas as instalações da empresa. O destaque ficou por conta de uma degustação de espumantes ainda em fermentação nos tanques. “Uma experiência incrível”, descreve Alexandre Santana.
 
Em cada parada, um rol de vinhos era apresentado ao grupo
 
No mesmo dia, os viajantes estiveram na Casa Madeira, que produz sucos de uva, geleias e antepastos. Lá, participaram de um almoço com cardápio típico da região e seguiram até a Domno Importadora. Essa empresa é do grupo Casa Valduga e, além de importar vinhos, produz os próprios espumantes, entre eles o Ponto Nero.
 
O grupo foi recebido pelos donos da vinícola Marco Luigi
 
Na Domno, a comitiva teve a oportunidade de degustar 15 rótulos novos da importadora, como o Gran Bosque e o champanhe Cattier. No turno da noite, o tour continuou no restaurante Maria, que também pertence à Casa Valduga. Recepcionado por João Valduga, enólogo e sócio proprietário da empresa, o grupo desfrutou de um jantar com massas e de mais uma sessão de degustação de vinhos.
 
João Valduga, ao centro, recepcionou o grupo
 
O dia seguinte começou com uma ida até a vinícola Marco Luigi, na qual o enólogo e diretor da produtora, Leonardo Luigi, recepcionou os convidados, acompanhado pelo patriarca da família, o senhor Victor Luigi. Houve, ainda, visita em todas as áreas da empresa – inclusive colher uvas – e degustação de vinhos, com destaque para o Marco Luigi Merlot da safra 2000. Alexandre Santana sinaliza que a experiência na Marco Luigi foi muito boa por se tratar de uma vinícola que ainda tem produção quase que artesanal.
 
Vinícola La Chardonade em Canela, RS
 
A viagem prosseguiu com uma visita à vinícola Don Guerino conduzida por Maicon Motter, sócio e diretor comercial da empresa, que ofereceu dez vinhos para degustação e um almoço harmonizado. Para fechar o tour, a comitiva esteve na importadora La Charbonnade, que promoveu uma degustação técnica de 12 vinhos orgânicos.
 
Vinhos nacionais foram degustados durante a viagem
 
Alexandre Santana considerou positiva a viagem realizada e promete repeti-la no ano que vem com maîtres e garçons de restaurantes potiguares.
 
Viagem surpreende os convidados
 
A viagem à região gaúcha produtora de vinhos agradou os participantes.
 
Em contato com a reportagem, o empresário José Matias Medeiros, do Don Matias Parrilla, comentou que foi a sua primeira visita àquela região e que ficou impressionado. “A estrutura e o acolhimento me surpreenderam, bem como a qualidade dos vinhos”. Ele disse, ainda, que, após conhecer de perto a produção, ficou mais confiante em trabalhar com rótulos brasileiros em seu restaurante.
 
Jaciara Beserra sente os aromas da uvas
 
O casal Joelson Leite e Michelle Mognatti, do Lotus, também ficou muito impressionado com o aprendizado e os lugares visitados. Eles não conheciam o local até aquela data e tiveram ótimas impressões. “Foi uma oportunidade única e incrível fazer essa viagem e ver o quanto a Adega São Cristóvão é respeitada por seus fornecedores e comprometida, também, com seus clientes, levando-nos para conhecer tão de perto o trabalho dos produtores e proporcionando conhecimento”, elogiou Michelle.
 
Almoço na vinícola Domno, uma das principais do Rio Grande do Sul
 
Joelson e Michelle ainda disseram que gostaram dos vinhos orgânicos apresentados na visita à La Charbonnade e retornaram com a promessa de colocá-los, em breve, na carta de vinhos do Lotus.
 
Carol Macedo, do Abade, se empolgou com a qualidade dos vinhos brasileiros. “Tive muito orgulho do nosso país. As vinícolas brasileiras nada deixam a desejar para outros países que produzem vinhos”, declarou.
 
Adega São Cristóvão Tirol
Av. Prudente de Morais, 1326 - Loja 3
Tirol - Natal/RN
Fone: (84) 3025-0065
Instagram: @adegasaocristovao
Facebook: Adega São Cristovão
 
Adega São Cristóvão Cidade Jardim
Av. Eng. Roberto freire, 2920
Capim Macio - Natal/RN
Fone: (84) 2010-6370 
Instagram: @adegasaocristovao
Facebook: Adega São Cristovão

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <