Cupcakes

Fotos:Rogério Vital/Deguste
Cupcake decorado com coelho de pasta americana e recheio de castanha de cajú



Cupcake de castanha de caju

Ingredientes da massa:
3 ovos
40g de Harald açúcar impalpável
100g de Harald recheio forneável branco
25g de manteiga sem sal
50g de Harald gel de frutas canela com maçã
90g de farinha de trigo
8g de fermento em pó químico
50g de xerém de castanha de caju

Modo de preparo da massa:
Bata os ovos com o açúcar impalpável até formar um creme leve e fofo. A parte derreta o recheio forneável branco no microondas e misture com a manteiga formando um creme de chocolate tipo ganache, misture o gel de frutas canela com maçã e envolva o creme de chocolate ao creme de ovos, a parte peneire a farinha de trigo, o fermento e envolva delicadamente, por fim misture o xerém de castanha de caju. Aplique a massa em mini formas de cupcake forrada com forminha de papel forneável. Polvilhe xerém de castanha de caju. Leve ao forno pré-aquecido a 160º até que asse. Deixe esfriar para decorar.

Decoração:
50g de xerém de castanha de caju

Modelagem da massa:
500g de pasta americana pronta

Montagem dos cupcakes:
Modele coelhinhos em diversas posições com pasta americana e aplique um coelhinho em cada cupcake.

Rendimento:  10 unidades de 50g de massa em cada.


Cupcake de frutas secas recheado com frutas vermelhas ao mouse de chocolate


Ingredientes da massa:

Cupcake de Frutas Secas

6 ovos
80g de Harald açúcar impalpável
200g de Harald forneável branco
100g de manteiga sem sal
180g de farinha de trigo
8g de fermento em pó para bolo
200g de granola

Modo de preparo da massa:
Bata as gemas até formar um creme leve e fofo, incorpore o açúcar impalpável aos poucos sempre batendo até formar um creme mais firme. A parte derreta o recheio forneável branco conforme instruções da embalagem e misture a manteiga derretida até ficar um creme liso e sedoso tipo ganache. Misture a metade do creme de ovos ao ganache de chocolate até formar um creme leve. Incorpore o restante do creme de ovos com chocolate com cuidado para nãO baixar o volume da massa, sempre incorporando a massa. Coloque a massa no saco de confeitar e aplique sobre as mini formas de papel para cupcake. Leve ao forno pré aquecido a 160º até que asse. Deixe esfriar para decorar.
Recheio:
340g de Harald gel de frutas vermelhas

Ingredientes do mouse instantâneo de frutas vermelhas:
300g de Melken chocolate dark
150g de Harald gel de frutas vermelhas
25ml de licor de chocolate branco
200g de chantilly pronto em ponto firme

Modo de preparo do mouse:
Bata o chantilly em ponto firme, misture o gel de frutas vermelhas e o licor, a parte derreta o chocolate dark conforme instruções da embalagem e adicione ao creme

Ingredientes para montagem e decoração:
Harald gel de frutas vermelhas
Plaquetas de chocolate
Folhas de ouro comestíveis

Montagem e decoração:
Retire os cupcakes do forno e aplique um pouco do gel de frutas vermelhas nos cupcakes formando um leve recheio. Deixe esfriar para aplicar a decoração. Com auxílio de um saco de confeitar, utilizando um bico pitanga grosso, aplique o mouse de frutas vermelhas no format de uma gota, decore com uma gota de gel de frutas vermelhas. A parte aplique a cobertura top de chocolate ao leite sob uma folha de acetato, espalhe até chegar a espessura de 1mm, quando começar a cristalizar, com o auxílio de uma régua, corte quadrados de 1 X 1cm, leve a geladeira até finalizar a cristalização da cobertura, formando plaquetas, finalize-as colocando em cima do mouse, decorando com as folhas de ouro comestível.

Rendimento: 17 unidades




Cupcakes Rei Leão com recheio de frutas vermelhas


O rei leão em cupcakes de frutas vermelhas

Ingredientes da massa:
100g de manteiga sem sal
25g de Harald açúcar impalpável
1 gema
100g de farinha de trigo
4g de fermento em pó para bolo
80g de Harald gel de frutas vermelhas
25ml de licor de cassis
50ml de leite integral
25g de damasco picado
25g de frutas cristalizadas
25g de ameixa seca picada
25g de nozes picadas
1 clara
15g de açúcar refinado

Modo de preparo da massa
Bata a manteiga com o açúcar impalpável até formar um creme leve e fofo. Adicione as gemas  com a batedeira ligada até que o creme fique mais leve. Peneire a farinha e o fermento e envolva ao creme de manteiga intercalando com os 80g de gel de frutas vermelhas, licor e o leite, assim formando uma massa. Misture as frutas secas e cristalizadas a massa. A parte bata as claras até ponto de neve, coloque o açúcar aos poucos até formar um merengue, envolva o merengue a massa. Aplique a massa em mini formas de cupcake forrada com forminhas de papel forneável. Leve ao forno pré-aquecido a 160º até que asse. Deixe esfriar para decorar.

Modelagem da massa:
500g de pasta americana de cor amarela, comprada em lojas de festa

Ingredientes do glacê real:
1 clara
250g de Harald açúcar impalpável
1 colher de chá de suco de limão
Corante líquido de cor amarela
Corante líquido de cor laranja

Decoração:
Abra a pasta americana e corte com o auxílio de um aro de 4cm. Cole sobre cada cupkace já frio e com o auxílio de um boleador de massa, marque os espaços da boca, olhos e modele as bochechas e cole as mesmas sobre o disco de massa nos seus devidos lugares formando o rosto do leão. A parte, em uma batedeira, misture manualmente a clara de ovo e o açúcar impalpável. Adicione o suco de limão e ligue a batedeira até formar o glacê. Divida o glacê ao meio e coloque os corantes separadamente, assim formando um glacê amarelo e outro laranja. Com o auxílio de dois cartuchos de papel manteiga aplique um glacê em cada cartucho e aplique por toda volta do disco de massa na parte de cima, assim formando a juba do leão. Deixe que o glacê seque de um dia para o outro em local protegido.

Rendimento: 12 unidades de 50g cada massa.


O sapatinho da cinderela de chocolate

Sapatinho da Cinderela

Ingredientes da massa de chocolate:
50g de manteiga sem sal
20g de Harald açúcar impalpável
3 gemas
60g de Melken chocolate dark
5g de Harald cacau em pó
25g de farinha de trigo
60g de farinha de amêndoas
3 claras
40g de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo da massa:
Bata a manteiga com o açúcar impalpável até formar um creme leve e fofo. Adicione as gemas uma a uma com a batedeira ligada até que o creme fique mais leve. A parte derreta o chocolate dark conforme as instruções da embalagem e misture ao creme de manteiga. Peneire o cacau em pó, a farinha de trigo e a farinha de amêndoas e envolva ao creme de manteiga com chocolate. A parte bata as claras até ponto de neve, coloque o açúcar aos poucos até formar um merengue, envolva o merengue a massa. Aplique a massa em mini formas de cupcake forrada com forminhas de papel forneável.. leve ao forno pré aquecido a 160º até que asse. Deixe esfriar. Com o auzxílio de uma faca de serra, corte o centro de cada cupcake formando uma cavidade em cada cupcake, reserve a tampa de massa para fechar quando aplicado o recheio trufado. Reserve para rechear e decorar.

Ingredientes do recheio trufado:
80g de farelo do miolo do bolo
100g de Melken chocolate dark
50g de creme de leite
10ml de licor de chocolate

Modo de preparo do recheio trufado:
Passe o farelo do miolo de bolo por uma peneira grossa até formar uma só espessura da farinha. A parte derreta o chocolate dark conforme instruções da embalagem e misture o creme de leite e o licor de chocolate formando um creme tipo ganache. Misture o farelo de bolo ao creme e aplique sobre as cavidades dos cupcakes reservados. Tampe com a tampa da massa reservada, reserve para aplicação da decoração.

Modelagem da massa:
500g de pasta americana comprada em lojas de festas

Sapatinho de chocolate:
300g de Harald top cobertura meio amargo

Modo de preparo  do sapatinho de chocolate:
Abra a pasta de chocolate e corte com o auxílio de um aro de 4cm e cole sobre casa cupcake já frios. A parte derreta a top cobertura meio amargo conforme instruções da embalagem e molde em forminas de acetato de mini sapatinhos, leve as formas a geladeira até que a cobertura cristalize, formando os sapatinhos, cole-os no cupcake.

Rendimento: 9 unidades de 50g cada massa.



 

Comentários

  • Deguste
    mercedes disse:

    adorei vou fazer pro domingo feliz pascoa

    Responder

Deixe seu comentário

voltar <