Mungunzá Crocante

Fotos:Rogério Vital/Deguste



 

Francilene Neves está no segundo período do curso de Gastronomia da UNP

Munguzá Crocante

Ingredientes:
500g de milho branco para mugunzá
1 lata de leite condensado
200g de leite em pó
10 unidades de cravo
100g de castanha de caju torrada e salgada
100g de amendoim sem pele, torrado e salgado
200g de açúcar
Uma pitada de sal
1 ½ litro de d’agua

Modo de preparo:
Coloque o milho de molho por 4 horas em 200ml de água, em seguida despeje em uma panela de pressão e acrescente 1 e meio de água e uma pitada de sal. Marque 20 minutos após começar a ferver e desligue. Acrescente o leite em pó e o leite condensado e misture bem. Leve novamente ao fogo médio e mexa até o caldo engrossa em seguida acrescente os dentes de cravo e desligue.
Em outra panela, leve ao fogo o açúcar e os 30ml de água. Deixe ferver até o açúcar diluir e formar uma calda, neste ponto acrescente as castanhas e os amendoins, misture bem até o açúcar secar. Continue mexendo até o açúcar derreter e caramelizar as castanhas e os amendoins. Desligue o fogo e deixe esfriar. Após esfriar, bata com um batedor e quebre a castanha e o amendoim em pedaços bem pequenos.

Taças Pipocadas

Ingredientes:
6 taças
1 xícara de café de milho para pipoca
1 colher de sopa óleo

Modo de preparo
Em uma panela leve ao fogo o óleo e deixe aquecer. Em seguida acrescente o milho e misture bem. Tampe até estourar as pipocas e reserve.
Em outra panela coloque 100g de açúcar e leve ao fogo até derreter. Em seguida baixe o fogo o máximo possível, pegue as pipocas, mele o fundo delas na calda e vá colando na taça até revestir por completo.

Ao servir intercale: munguzá, caramelos, mungunzá








 

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <