II Festival Vegano Gastronômico e Cultural de Natal acontece neste sábado (08)

Publicado em 04 de abril de 2017

Compartilhe:

No próximo sábado, dia 8 de abril, das 10h às 17h, no Espaço Flor de Bali, em Petrópolis, acontece a segunda edição do Festival Vegano Gastronômico e Cultural de Natal. O evento tem, neste ano, a organização da Cozinha Ecológica, da Delectus e da Chef Veg, empresas da cidade que se dedicam ao veganismo.
 
De acordo com os organizadores, o intuito do festival é "estimular e despertar nas pessoas uma atitude ecologicamente sustentável no dia a dia, já que o veganismo é uma prática mais ampla do que o vegetarianismo, pois exclui o consumo de qualquer alimento de origem animal e o uso de derivados ou testados em animais, além do incentivo ao produto local, de pequenas empresas, evitando transportes à longa distância e valorizar o que tem na região".
 
Deborah Sá, do Cozinha Ecológica, uma das referências do veganismo em Natal
 
Por isso, o festival vai reunir atividades que vão além do ato de se alimentar, exclusivamente, de produtos de origem não-animal, como por exemplo aula de yoga, venda de cosméticos artesanais, moda sustentável, cerveja artesanal e local, roda de conversa e filmes com foco na promoção em defesa dos direitos animais e discotecagem do coletivo Mandaca.
 
Os alimentos veganos que estarão disponíveis durante o festival vão desde refeições completas a pequenos lanches, sucos, doces e salgados.
 
Quiche de palmito com massa de grão de bico
 
"Este ano pensamos em ampliar o número de expositores, agregando moda sustentável e mais opções de comida. A primeira edição foi um sucesso, além de nossas expectativas. Sabendo disso, reformulamos todo o layout do evento para mais espaço com sombra e mesas disponíveis", destaca Deborah Sá, da Cozinha Ecológica.
 
O Festival Vegano Gastronômico e Cultural de Natal, segundo a organização, é destinado "a todos aqueles que possuem curiosidade ou afinidade com a filosofia vegana".
 
 
"É importante existir também empresas que, apesar de não serem veganas, optam por democratizar o cardápio com ingredientes que não possuem origem animal, dando acessibilidade para todos os seres. É por este motivo que estamos participando tão ativamente em eventos como este e obviamente que carregamos isso em nosso dia a dia. Eu, como pessoa física, não consumo carne há quase 2 anos e estou em transição para o veganismo", comenta Raquel Jácome, proprietária do Between Food & Art.
 
Mousse de chcolate 75% cacau à base de abacate
 
O festival contará com 30 expositores. São eles: Chef Veg, Delectus,  Between Food & Art, Cozinha Ecológica, Guloseimas Veganas, Canela Café, Real de 14, VitaCrua, Casa da Mata, Elementares, Cau – Aroma é Terapia, Natureza Sábia, FastVeg, , Botânica, Magias da Terra, A Essênia, Samossaria Hare, Sabores do Sol, Brechó da Luz, V.A.A.V, Pietá, Caju Maria, garimpodsgn, Truques, Parêa, Acqualive, Doação livros, Meu suco hoje e Cervejaria Holanda.
 
AliMiniMarket, Mundo Verde e Farmeria, que acreditam na causa e cada vez mais possuem produtos veganos em suas prateleiras, são parceiros do evento.
 
II Festival Vegano Gastrônomico e Cultural de Natal
Quando: sábado, 08 de abril, das 10h às 17h
Onde: Espaço Flor de Bali (Rua Mipibu, 758 – Petrópolis)
Entrada franca