Energia solar reduz custos de restaurantes

Publicado em 03 de dezembro de 2018

Compartilhe:

Fotos: Divulgação e Rogério Vital (Deguste)
Empresas em Ponta Negra já utilizam energia solar
 
Com as constantes altas nas tarifas de energia elétrica, registradas nos últimos anos, a instalação de pequenas usinas de energia solar em restaurantes tem sido uma alternativa positiva para a redução de custos. Isso porque torna possível gerar sua própria energia e o excedente não consumido para a Cosern vira crédito no fim do mês, tendo a possibilidade real de praticamente zerar a conta de luz no final do mês, pagando apenas a franquia à companhia.   
 
Em Natal, restaurantes, bares, hotéis e pousadas já estão despertando para as vantagens de investir em energia solar, e começam a buscar informações sobre empresas da área, em atuação na cidade.
 
Uma dessas empresas é a Enerbras Energias Renováveis, que tem como diretor o português Helder Ferreira. Ela foi a primeira empresa a fazer a instalação de painéis de energia solar no Rio Grande do Norte e Sergipe, onde atua desde 2012. A empresa já conta com, aproximadamente, 150 projetos executados em indústrias, comércios, escolas, postos de combustíveis, academias, pousadas, hotéis, entre outros estabelecimentos.
 
Helder: restaurantes economizam com energia solar
 
De acordo com o proprietário da Enerbras, uma das áreas de negócio que mais se enquadra nesse projeto de energia solar é a de restaurantes, por serem clientes com perfil de grande consumo e com tarifas muito altas, diante do uso constante de equipamentos grandes, como fornos, freezers, ar-condicionado e câmeras frias.
 
O empresário cita, como exemplo, o Restaurante Santa Maria, no bairro de Lagoa Nova, que já aderiu à energia solar e percebeu que a conta de energia foi reduzida em torno dos 90%. A Enerbras é a responsável pelo projeto e presta toda assistência pós venda. Helder comenta que, caso ocorra algum problema com as placas, sua empresa tem um grande estoque para reposição imediata e sem custo algum para o seu cliente.
 
O primeiro passo para implementar o sistema de energia solar, como explica Helder Ferreira, é fazer uma análise do consumo médio mensal e prever um dimensionamento da necessidade desse consumo, assim como a quantidade de placas suficientes para responder à demanda de energia do local. Mas é possível planejar um remanejamento futuro, para redução ou expansão do consumo, de acordo com as perspectivas de cada cliente.
 
Restaurante Santa Maria, em Lagoa Nova, fez a instalação do sistema recentemente
 
Enquanto no sistema tradicional a energia fornecida pela distribuidora é consumida, no sistema de energia solar, o que for gerado pelos painéis fotovoltaicos e não for consumido, ou seja, o excedente, vira crédito na Cosern, sendo o valor descontado da conta de luz no final do mês.
 
O proprietário da Enerbras conta que o setor teve um grande impulso a partir de 2014, com o lançamento da linha FNE Sol pelo Banco do Nordeste, que possui uma taxa de juros de 5,2% ao ano. “Isso permite que o empresário que faz o investimento deixe de pagar a conta de energia à Cosern e repasse ao banco por um prazo determinado. O segredo é que se não fizer esse investimento, a conta que hoje é cinco mil, daqui a quatro anos ela vai ser oito mil, nove mil. Se fizer o financiamento, daqui a quatro anos, a última prestação do banco vai ser em torno de dois mil”, exemplifica Helder, citando outras linhas de crédito pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
 
TECNOLOGIA
 
A Enerbras trabalha com placas fotovoltaicas de engenharia Alemã e inversor de energia Austríaco, considerados os melhores do mundo, segundo o empresário português. Helder Ferreira ainda explica que o equipamento tem garantia de produção de 25 anos. Ao fim desse período, a placa deve estar produzindo, no mínimo, 85% de sua capacidade. “É um investimento para toda vida”, comenta ele. Também é possível monitorar a produção de energia do local através de um aplicativo para o celular que a Enerbras oferece aos seus clientes.
 
Enerbras Energias Renováveis 
Rua das Algas, 2202, Alagamar
Ponta Negra – Natal/RN
(por trás do Rachid’s)
Fone:( 84) 98801 4288 (WhapsApp)
www.enerbras-energia.com.br