Vinhedos e Abade recebem Dorina Lindemann

Publicado em 23 de novembro de 2011

Compartilhe:

A Vinhedos realizou, na noite desta terça-feira (22), seu último jantar harmonizado de 2011. Para comemorar o sucesso dos eventos ao longo deste ano, o grupo se uniu mais uma vez com o restaurante Abade de Ponta Negra e a importadora Decanter para receber uma convidada especial, a enóloga alemã Dorina Lindemann.

Os quatro tipos de vinhos servidos na noite desta quinta-feira surpreenderam os degustadores

Pela primeira vez em Natal, ela veio apresentar vinhos da vinícola da sua família, a Quinta da Plansel, localizada na região do Alentejo Central, em Portugal. Dorina Lindemann ministrou palestra para um grupo de convidados que participou do jantar e pode degustar quatro dos vinhos produzidos pela própria enóloga.

Salão do Abade Ponta Negra ficou cheio com os participantes da palestra e jantar harmonizado

Os vinhos da noite foram o Marques de Montemor Branco, Marques de Montemor Tinto, Plansel Homenagem e Capela Santa Margarida. Os dois primeiros, de acordo com os empresário Rilder e Roger Chaves, da Vinhedos, são velhos conhecidos do público natalense, estando nas cartas de vinhos dos principais restaurantes da cidade.

Dorina Lindemann explicou a origem dos vinhos produzidos por ela mesma, na Quinta da Plansel

Já o Homenagem e o Santa Margarida, ambos vinhos tintos, estão chegando agora ao mix de produtos das lojas Vinhedos, através da importadora Vinhedos. Para acompanhar os vinhos selecionados na noite, a chef Rosa Macedo escolheu pratos que foram aprovados pelos presentes ao jantar e, principalmente, por Dorina Lindemann, que apesar de nascer na Alemanha, mora em Portugal há vários anos.

Filé ao molho gorgonzola foi servido como entrada Pernil de Cordeiro foi o segundo prato principal

De entrada, o restaurante Abade serviu o filé ao molho gorgonzola, acompanhado Marques de Montemor Tinto. Já o primeiro prato principal foi o Bacalhau Antiquários, harmonizado com o Plansel Homenagem. Já o Capela Santa Margarida teve como acompanhamento o segundo prato principal, o Pernil de Cordeiro.

Bacalhau Antiquários foi o prato principal preparado pela chef Rosa Macedo

Os empresários do grupo Vinhedos comemoraram o sucesso do evento e a participação de uma palestrante de nível internacional. Dorina Lindemann está fazendo uma será de apresentações no Brasil. Antes de Natal, ela esteve em Recife e, depois estará em Fortaleza, Salvador e São Paulo.
 
Dorina Lindemann

“Estou em Natal pela primeira e achei fantástico esse evento, pois é uma oportunidade de difundir os vinhos portugueses. Infelizmente, as pessoas ainda têm um pouco de medo dos vinhos de Portugal. Mas o país tem 150 castas nativas, que são poucas conhecidas. É muito mais fácil ir a uma loja e pegar uma coisa que já se conhece. Então, temos tentado devagar apresentar as castas portuguesas e mostrar que Portugal é único em alguns tipos de castas, como a Touriga Nacional”, destaca a enóloga.

 
Dorina ressalta que com esse trabalho de divulgação, novos consumidores de vinhos portugueses estão sendo conquistados em todo o mundo. “Neste evento, por exemplo, temos o Marques de Montemor Tinto, que tem 50% de Touriga Nacional e acompanha muito bem peixes ou camarão, o que é interessante aqui para Natal”, afirma.
 
Todos os vinhos apresentados por Dorina Lindemann são preparados diretamente por ela, que desde nova aprendeu a lidar com videiras. “Eu estou sempre acompanhando as plantas, observando se elas precisam de água, por exemplo. Eu gosto de atuar diretamente no campo”, completa.
 
A paixão pelos vinhos, Dorina herdou do pai, o empresário Jorge Böhm, que também é alemão, mas mudou para Portugal ainda na década de 80 e passou a importar vinhos e com a seleção das castas portuguesas. Em 1996, ele fundou a vinícola Quinta da Plansel. A enóloga informou que estará de volta a Natal em abril do próximo ano.


Veja mais fotos do evento!