Notícias
Página anteriorChef Rodrigo Oliveira, do Restaurante Mocotó (SP), faz tapioca de cenoura, vinho e café no congresso de gastronomia em Natal
| Foto: Benício Siqueira/Deguste |
![]() |
| As tapiocas multicoloridas do chef Rodrigo Oliveira, de cenoura, vinho e café |
Quatro oficinas e três palestras foram realizadas no dia de hoje, dentro do II Congresso Nacional de Gastronomia (II CONAG), que acontece até amanhã (dia 08) no Praiamar Hotel, na Via Costeira, em Natal. O congresso é promovido pela Universidade Potiguar (UnP) e um dos palestrantes é o chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, de São Paulo, que preparou quatro tipos de tapiocas, as mais interessantes foram as de sabor café, vinho e cenoura.
![]() |
| Auditório fica lotado de estudantes e professores |
![]() |
| Abertura do congresso reuniu nomes importantes |
![]() |
| Ricardo Maranhão fala sobre gastronomia brasileira |
![]() |
| Os chef’s Rodrigo Oliveira e Gabriel Vidolin nas oficinas |
![]() |
| O chef Rogério Shimura fez oficina de panificação |
O congresso será encerrado nesta quinta-feira, dia 8 de abril. O evento é restrito à chefs, alunos de gastronomia e gourmets que tenham feito a inscrição prévia na UnP.
O Congresso reúne chefs de renome nacional, profissionais e estudantes. Na cerimônia de abertura estavam presentes o secretário de Turismo de Natal, Soares Júnior; a coordenadora do Curso de Gastronomia da UnP, Annamaria Barbosa; a diretora de Gastronomia da Rede Laureate Brasil, Rosa Moraes; e o presidente do II CONAG, chef Samir Heckert.
Em seu discurso, Samir Heckert falou sobre a relação do povo nordestino com a superstição e a culinária, e citou a importância da contribuição da obra de Câmara Cascudo no âmbito nacional.
A Diretora de Gastronomia da Rede Laureate Brasil, Rosa Moraes, relatou a criação do primeiro curso superior de gastronomia no país, há 11 anos, e constatou que o número crescente de alunos nos cursos de graduação demonstra o aumento da valorização do setor pelo mercado.
O conferencista Ricardo Maranhão, de São Paulo, pesquisador da história da cozinha brasileira, ligado à Universidade Anhembi/Morumbi e autor de vários livros, defendeu o fortalecimento da culinária regional para o enriquecimento da identidade gastronômica brasileira.
Oficinas
Pela manhã foram realizadas duas concorridas oficinas, uma conduzida pelo chef Rodrigo Oliveira, do Restaurante Mocotó, em São Paulo, que mostrou para o público a versatilidade da gastronomia ao fazer vários tipos de tapiocas utilizando, para cada uma delas, apenas um novo produto, que resultou em tapiocas multicoloridas, com o uso de cenoura, vinho e café.
Para Rodrigo, quando um chef é criativo ele é capaz de se renovar diariamente e, com isso, fidelizar os clientes.
![]() |
| A oficina de Gabriel |
O chef Gabriel Vidolin surpreendeu os congressistas ao preparar um Sequilho de Lavanda dentro da temática que ele escolheu para participar do II CONAG, “Gastronomia e ciência: a cozinha de autor e suas novas técnicas”. No final, as pessoas degustaram os sequilhos.
A tarde, o chef Rogério Shimura, ministrou uma oficina sobre "Panificação clássica brasileira". Ee demonstrou uma adaptação da técnica chamada ‘levain’ na qual utiliza garapa para a fermentação de pães. Shimura ressaltou a importância de um evento como o CONAG, por ser uma oportunidade para interação e troca de conhecimentos.
A programação de amanhã terá início às 9 horas com duas oficinas: “O cacau é nosso”, do chef Fábio Sicília (PA), e a “Gastronomia brasileira”, do chef Luis Fernando Perin (SP). À tarde, a partir das 14 horas, terá as oficinas de “Gastronomia Hospitalar”, do chef Juliano Gonçalves (RN) e a “Confeitaria brasileira”, da chef Lúcia Soares (SP).
Veja mais sobre o II CONAG









