Grupo de amigos realiza 12º Festival Gastronômico de Maracajaú

Publicado por Isabela Santos em 20 de janeiro de 2020

Compartilhe:

Casa de praia em Maracajaú se tornou ponto de encontro para festival gastronômico entre amigos

O que começou como uma brincadeira já se tornou tradição. Um grupo de amigos apreciadores da boa gastronomia se reúne anualmente há 12 anos durante o veraneio para o Festival Gastronômico de Maracajaú. A edição de 2020 foi realizada no sábado (18).

Zé Marcelo, Júlio César e Janaína Amaral fizeram os pratos principais do festival

Leila Cunha Lima e Marizio Almeida são anfitriões e idealizadores do evento. “Os convidados fazem receitas bem elaboradas, sempre chamo pessoas que apreciam a boa comida para o júri”, explica Leila.

Amigos se reúnem há 12 anos para apresentar e degustar novas receitas

Ao todo são três categorias: entrada, prato principal e sobremesa. Cinco jurados avaliaram as receitas apresentadas e premiadas com cerâmica de Marina Pantoja. As avaliações ficaram por conta de Leila Cunha Lima, Thiago Cavalcante, Magna Letícia, Elke Cunha e Aline Santos.

Evento começou como brincadeira

O prato principal vencedor da edição desta edição do evento foi o Cordeiro Classic, de Júlio César – um lombo de cordeiro com mousseline de mandioquinha com farofa de charque com Neston, salsa de caju com maçã verde e ceboletes com trufa negra. A entrada ganhadora foi Noisette de cordeiro refrescante, feita por Lorena Laurentino, e a sobremesa, Gelado de banana da terra com especiarias e calda de baunilha e canela, de Ana Carolina.

Na categoria sobremesa, as três receitas incluíram banana

No júri popular a preferência foi para Bacalhau Malparecido, de Zé Marcelo Costa. Na receita, o bacalhau é servido sob creme de inhame trufado e crosta de castanhas de caju, amêndoas e Pará.

 

Confira a lista completa de apresentações do festival e suas colocações:

Entrada:

1- Lorena Laurentino (@lorena_laurentino)
Noisette de cordeiro refrescante
Lombo de cordeiro marinado em tomilho fresco, garam massala e sal rosa defumado, com molho refrescante de menta, cardamomo e endro, servido com batata duchese e salada de brotos com crispy de alho poró.

2- Paula Barbalho (@paulalimabarbalho)
Duo potiguar de ceviche
Ceviche de caju com sagu de tangerina e pipoca de feijão verde e ceviche de badejo com sagu de manga, pipoca de feijão e flores comestíveis.

3- Paulo Medeiros (@eusouchefedacasa)
“Do mar ao sertão”
Releitura do creme de mariscos, utilizando ingredientes regionais como queijo de coalho, coentro e jerimum, além de mexilhões pescados em nosso litoral, harmonizados com a cerveja cream ale Sushinkasa.

Lombo de cordeiro com mousseline de mandioquinha foi prato principal vencedor da competição

Prato principal:

1- Julio César
Cordeiro classic
Lombo de cordeiro com mousseline de mandioquinha com farofa de charque com Neston, salsa de caju com maçã verde e ceboletes com trufa negra.

2- Zé Marcelo
Bacalhau Malparecido
Bacalhau sob creme de inhame trufado e crosta de castanhas (caju, amêndoas e Pará).

3- Janaína Amaral
Filé à Maracajaú
Medalhões de filé, peras portuguesas servidas com queijo gorgonzola e crumble de castanha do Pará, castanha de caju e pistache.

Janaína Amaral preparou Filé à Maracajaú, um medalhão servido com pera portuguesa e queijo gorgonzola

Sobremesa:

1- Ana Carolina
Gelado de banana da terra com especiarias e calda de baunilha e canela.

2- Ana Claúdia
Cartolata
Reinvenção da cartola, com banana grelhada, burrata recheada com caramelo de caju, bolinho de tapioca com coco, crocante de coco e suspiro de canela.

3- KellyGama
Sorvete de Queijo Coalho com flambê de bananas e crumble de castanhas.

Gelado de banana da terra foi sobremesa preferida dos convidados