Magazzino realiza degustação para comemorar os 10 anos da Salentein

Publicado em 21 de junho de 2010

Compartilhe:


Foto: Benício Siqueira/Deguste
Apenas convidados participaram da degustação vertical promovida pelo Magazzino


Para comemorar os 10 anos da vinícola argentina Salentein em Natal, o Magazzino Vinhos & Cozinha, distribuidor exclusivo dos rótulos dessa empresa na cidade, promoveu na última quinta-feira, dia 17, uma interessante degustação vertical para um grupo de 10 convidados, com vinhos das safras de 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003, todos elaborados com a uva Merlot.

Os enófilos apreciaram os vinhos de safras diferentes

Pouco realizada em Natal, a degustação vertical se caracteriza pela experiência de se beber pelo menos duas ou mais garrafas de um mesmo vinho, de um mesmo produtor e de safras diferentes. Se for na companhia de pessoas agradáveis, o que foi o caso, melhor ainda.

A degustação vertical pode ser feita de duas maneiras, ou seja, começando da safra mais antiga para a mais atual, ou o contrário. No Magazzino, a degustação seguiu a ordem crescente das safras, a minha preferida. Acho proveitoso iniciar pelo vinho mais antigo, que por estar mais maduro é menos encorpado e mais leve, com taninos mais suaves. O mesmo não acontece com os vinhos mais jovens.

  Os rótulos escolhidos foram de 1999 até 2003

Antes de iniciar a vertical, Marcelo Chianca, dono do Magazzino, exibiu um rápido vídeo sobre a Bodega Salentein para que os convidados pudessem conhecer um pouco da história dessa vinícola, a maior exportadora de vinhos da Argentina. A Salentein fica localizada no Vale do Uco, na região de Mendoza. Suas videiras são muito antigas e plantadas em terrenos a mais de 1.200 metros acima do nível do mar. Seu primeiro vinho foi elaborado em 1999.

 A degustação vertical começou por ordem crescente

No geral, os vinhos da degustação agradaram ao grupo de convidados. Mas a grande surpresa da noite ficou mesmo para o Salentein 1999, que apesar da idade, ainda estava vivo, com taninos redondos e macios.  Quanto mais tempo ele demorava na taça, mais ele se revelava. Impressionante! E o que falar das demais safras? A vertical serviu para a percepção das nuances de uma safra para outra, tendo em comum a qualidade.

Na avaliação olfativa os vinhos apresentaram aromas de ameixa, canela, baunilha e um pouco de tostado, dentre outros. Na boca, os sabores de frutas pretas se sobressaíram, além de uma acidez e álcool equilibrados em corpo médio. 

O prato assinado pelo chef Itamar Matos do Nascimento: filé com molho funghi e espaguete

Encerrada a degustação, quem entrou em “campo” foi a competência do chef Itamar Matos do Nascimento, que preparou um prato especial: filé com molho funghi e espaguete. A sobremesa foi um delicioso creme de limão com merengue.
Quem ainda não participou de uma vertical poderá viver essa experiência no dia 1º de julho. Desta vez, o Magazzino vai fazer uma degustação com o vinho da Sogrape Reserva Ferreirinha, das safras 1984, 1989, 1990 e 2001. Uma curiosidade marca a história desse vinho: ele é vinificado para ser produzido como o mítico Barca Velha.

A experiência mostrou as particularidades de cada safra

Durante o período de avaliação, quando o enólogo da empresa acha que o vinho de uma determinada barrica não reúne todas as características do Barca Velha, ele é automaticamente engarrafado como o Reserva Ferreirinha. E muitas vezes, para nós, simples mortais, a diferença entre um e outro é imperceptível, pois o Reserva Ferreira é um vinho de excelente qualidade. Provar um Reserva Ferreirinha da safra de 1984, feito com estrutura suficiente para envelhecer, deve ser uma experiência inesquecível.

Quem estiver interessado em participar da degustação vertical desse vinho pode entrar em contato com o Magazzino.

Magazzino Vinhos & Cozinha
Rua Potengi, 576, Petrópolis
Natal – RN
Fone (84) 3212-1477