Notícias
Página anteriorLóca é o mais novo restaurante da Pipa
Texto: Ramon Ribeiro
O Lóca é o mais novo restaurante a abrir as portas na badalada praia da Pipa. Inaugurado no início de janeiro, a casa surge com uma proposta autoral contemporânea, mesclando conceitos de diferentes culturas gastronômicas e valorizando ingredientes da região. No entanto, tudo de uma forma espontânea e livre. “Gostamos de chamar de cozinha intuitiva”, resumem os chefs proprietários Marcos Nery e Matheus Brito.
O restaurante funciona no Kanto da Pipa, uma charmosa vila gastronômica localizada na Avenida Baía dos Golfinhos. A casa é pequena, com poucas mesas e ambientação intimista e aconchegante. Os elementos da natureza, a ideia de mar, terra e ar, estão na decoração do espaço e na montagem dos pratos. O cardápio é enxuto, com opção de serviço à la carte ou menu degustação de quatro etapas (duas entradas, um prato principal e uma sobremesa), no valor de R$ 89,00. Para beber, o restaurante dispõe de bons vinhos nacionais, além de taxa de rolha para quem preferir trazer o seu vinho de casa.
De entrada, o cliente pode ir de Stick de macaxeira e Polvo pachamanca, que vem com emulsão de leite de tigre e lama de coco verde. Outra opção é o Steak tartar com lambretas (carne bovina picada e bem temperada, lambretas ao vinho branco e tripa crispy, acompanhado de cavaco chinês com renda de parmesão).
Dos pratos principais, um dos destaques é o Raviolone de codorna com massa de flor de clitória, crudo de lagosta, creme de parmesão, champagne e gastrique de jabuticaba. Dentre as sobremesas, o sucesso é o “Pudim ao cubo”: porção de pudim tradicional com cremoso de pudim e espuma de pudim, acompanhado de crumble de amêndoas.
Marcos e Matheus são amigos há dez anos. Cada um vem de uma cozinha diferente. Marcos tem formação em Gastronomia em São Paulo, trabalhou com chefs respeitados, como Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Alex Atala, além de ter passado pelo Le Grill, na Argentina. Matheus tem experiência em restaurantes de São Paulo, Brasília e Lima, no Peru, onde integrou a equipe do Astrid y Gaston, do chef Gastón Acurio, um dos mais renomados do mundo.
“Eu sou mais da confeitaria, entradas e montagem de pratos. O Marcos é da cozinha quente. Há esse contraste que é algo bom e que complementa o trabalho um do outro”, comenta Matheus. “Não temos amarras na cozinha. Juntamos ideias de um jeito bem intuitivo. Para criar o cardápio, fizemos um processo bem livre, informal, tomando cerveja e conversando bastante”.
Porém se tem algo que os dois chefs compartilham na cozinha é o interesse por lanches. Marcos foi fundador da Blackitchen, hamburgueria autoral que fez fama em Natal. E Matheus, até pouco tempo atrás, era chef de uma sanduicheria conceituada em Brasília. No Lóca, eles deram um jeito de incluir esse interesse em comum com a “Janelinha”, um balcão de entregas só para o cardápio de lanches (autorais). As opções são três: Smurf’s burger (pão de flor de clitória, blend de carnes, cheddar, bacon, aioli e maionese de alho caramelizado), Ceviche roll (pão brioche, peixe marinado, emulsão de leite de tigre, cebola roxa, pimenta de cheiro, coentro, pó de nori e pó de camarão) e Batata rústica.
O Lóca Pipa funciona de quarta a domingo, das 19h às 23h. Como o restaurante tem número limitado de mesas, é indicado fazer reserva (84 99146-4135). Para a “janelinha”, é só chegar e pedir.
Lóca – Mar, Terra e Ar
Av. Baía dos Golfinhos, 234
Villa Kanto da Pipa
Pipa – Tibau do Sul/RN
Fone: (84) 99146-4135
Instagram: @loca_pipa