Notícias
Página anteriorObservatório do Café completa 1 ano

Texto: Thyago Macedo
O primeiro ano de funcionamento de um estabelecimento comercial sempre é desafiador. Para o casal Valdick Oliveira e Elayne,não tem sido diferente, porém a experiência e o domínio da área em que atuam têm sido fundamentais para a consolidação do Observatório do Café como uma das referências nesse mercado. A casa completou 1 ano no dia 7 de junho, atuando como cafeteria, escola e torrefador. E para comemorara data, haverá nesta segunda-feira, dia 19, um evento fechado para convidados a partir das 18h.

A ideia inicial de Valdick, que é barista e mestre de torras, era focar na realização de cursos e propagar o conhecimento que adquiriu como especialista em cafés. Ainda em 2020, como parte desse projeto, ele começou a fornecer suas torras para algumas cafeterias da Grande Natal.
Rapidamente, a produção cresceu ao ponto de necessitar de um espaço específico para isso.

E foi nesse sentido que encontrou um ponto na Avenida Antônio Basílio, onde seguiu fazendo a torrefação e organizando a estrutura para iniciar os cursos. Na época, Valdick utilizava somente uma máquina para torrar café e percebeu que a demanda já estava maior que a capacidade de produção, tendo que adquirir uma segunda máquina com possibilidade de maior volume de torra.
A partir daí, com a estrutura física e de maquinário crescendo, a esposa Elayne, que é nutricionista, lançou a ideia de se aproveitar os equipamentos e o espaço montado também como cafeteria, formando um tripé de atuação extremamente funcional. Nascia, assim, o Observatório do Café com cafeteria, escola e torrefador.

O Observatório do Café trabalha com cafés de algumas das principais regiões produtoras do Brasil, como Sul de Minas, Espírito Santo, Chapada Diamantina e Planalto Baiano. O próprio Valdick faz a torra e disponibiliza para outras cafeterias, assim como para o consumidor final. Além disso, ele realiza consultorias para outros estabelecimentos em Natal e no interior, como em Caicó, Nova Cruz e Santa Cruz, e até mesmo na Paraíba.
O trabalho de Valdick e Elayne não só está se consolidando como tem contribuído para a expansão do mercado de café no RN. Nesse período, várias palestras e workshops com especialistas de outros estados foram realizadas na casa.

“Este primeiro ano foi muito positivo, de muito trabalho. Hoje, somos reconhecidos não só aqui, mas também fora. Cafeterias de outros Estados têm nos procurado para consultorias”, destaca Valdick, que é uma espécie de elo entre o produtor e o consumidor final.
Atualmente, o Observatório do Café oferece cursos fixos de barista e ainda o curso Aprenda a Fazer Café em Casa, voltado para os clientes da cafeteria. Recentemente, também foi incluído na grade de cursos o Barista Master, que permite ao profissional aprender todo o processo desde o básico até a manutenção de máquinas.

É bom destacar que os cafés torrados por Valdick estão disponíveis para consumo na cafeteria, que tem um espaço agradável e que conta com um cardápio pensado para harmonizar perfeitamente com os cafés especiais. São croissants, como o Brie (queijo brie, parma e mel), salgados, como as empanadas argentinas, as coxinhas e os quiches. Há ainda os doces, como os bolos especiais, brownies e a tortinha de limão.

Um dos diferenciais do Observatório do Café é que a casa oferece aos clientes a possibilidade de experimentar vários métodos de preparo, entre eles o Koar, o Chemex, o Aeropres, o French Press, o Origami e o Kone Coffee. O consumidor pode ainda levar os produtos para preparo e consumo em casa. Um dos destaques é o Drip Coffee.
O espaço abre de terça-feira a domingo, das 15h às 19h. As informações sobre os dias e horários dos cursos estão disponíveis nas redes sociais da cafeteria.
Observatório do Café
Av. Antônio Basílio, 2099
Lagoa Nova – Natal/RN
Fone: (84) 99625-0203
Instagram: @observatoriodocafe