Notícias
Página anteriorMartins celebra mais um ano de consolidação como destino turístico e gastronômico
Texto: Thyago Macedo
O município de Martins é, sem dúvida, uma das grandes referências de turismo no Rio Grande do Norte. Ao longo dos anos, a cidade não só cresceu economicamente como desenvolveu seu potencial para atrair visitantes do Estado e de todo o Brasil. Tanto pelas belezas naturais quanto pelo clima característico da área de serras ou pela gastronomia, o fato é que Martins se consolidou como um destino turístico potiguar.
Aliado a tudo isso, a cidade ainda conta com um povo hospitaleiro que abraçou a oportunidade de crescer junto com o turismo. Para se ter uma ideia, Martins, que tem pouco mais de 8.500 habitantes, atualmente conta com três hotéis e mais de 20 pousadas.
Além disso, os próprios moradores alugam casas por temporada, como forma de incremento de renda e de contribuir com a capacidade de alojamento da cidade. Dessa forma, a Princesa Serrana, como também é conhecida, possibilita aos turistas todo o conforto necessário para um bom passeio e descanso.
Entre as grandes atrações de Martins, para os que gostam de contato com a natureza, é possível desfrutar das belezas dos mirantes, cachoeiras e trilhas ecológicas. Há ainda a Lagoa do Rosário e o belo Pôr do Sol do Diadema, onde é possível encontrar um grande letreiro com o nome da cidade.
A Prefeitura de Martins destaca, ainda, entre os principais pontos turísticos a Casa de Pedra, que é a 2º maior caverna em mármore do Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cavidades Naturais, bem como os museus do município.
A gastronomia também é um dos principais atrativos turísticos de Martins. Com uma culinária diversificada, a cidade tem opções passando pela tradicional cozinha nordestina e potiguar até os pratos mais sofisticados, alguns, inclusive, premiados em festivais gastronômicos.
De acordo com a Prefeitura, Martins tem hoje uma estrutura completa de bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e também cinco mirantes com restaurantes, que unem boa cozinha e belezas naturais. Uma das recomendações é tomar um vinho de qualidade no alto de um dos Mirantes.
Neste mês de julho, nos dias 21, 22 e 23, Martins mais uma vez abre as portas da cidade para receber um grande volume de turistas que vão prestigiar a 15ª Edição do Festival Gastronômico e Cultural. Já tradicional no calendário potiguar, o evento é o mais esperado no ano pelos moradores.
A festa reúne o melhor da gastronomia, da cultura e do entretenimento. Durante a programação, que é totalmente gratuita, as ruas de Martins são tomadas por turistas de todo o Brasil. No mês julho, a cidade atinge suas mais baixas temperaturas, podendo chegar a 13 ºC, o que deixa o clima ainda mais agradável e atrativo.
Atualmente, Martins dispõe de mais de mil leitos formalizados e integra o Mapa de Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo, na categoria C, junto a pouco mais de 400 municípios brasileiros. Além do comércio hoteleiro e alimentício, o artesanato local também se destaca, pois apresenta um crescente considerável nas vendas.
A Prefeitura de Martins ressalta que o movimento financeiro gerado no município com o Festival Gastronômico é de grande valia para a população e gera efeitos positivos em todas as categorias do comércio, fomentando ainda mais a economia.
Na edição de 2023, o evento contará com atrações renomadas nacionalmente, como o cantor Jorge Vercillo, e grandes nomes da cultura nordestina, como Santana, o Cantador, e também o poeta Antônio Francisco.