Maracajaú sedia festival de gastronomia

Publicado em 04 de fevereiro de 2011

Compartilhe:

 

 Fotos:Leila Cunha e Daniel Torres
Sobremesa Reencontro – chee­se­ca­ke de ca­ju, es­pu­ma de ca­ra­me­lo com sor­ve­te de cas­ta­nha, flo­res co­mes­tí­veis e es­pu­ma de ca­ne­la


Pelo ter­cei­ro ano con­se­cu­ti­vo, a Procuradora do Estado Leila Cunha Lima Almeida reu­niu ve­ra­nis­tas e ami­gos em sua ca­sa na praia de Maracajaú, no li­to­ral nor­te po­ti­guar, pa­ra rea­li­zar um fes­ti­val gas­tro­nô­mi­co que vem se tor­nan­do uma tra­di­ção en­tre aque­les que acom­pa­nham no­tí­cias re­la­cio­na­das ao uni­ver­so da cu­li­ná­ria em Natal. Este ano, o fes­ti­val reu­niu no­ve con­cor­ren­tes, que dis­pu­ta­ram as me­lho­res re­cei­tas nas ca­te­go­rias en­tra­da, pra­to prin­ci­pal e so­bre­me­sa.

Lagostins em Perfume de Alecrim: la­gos­tas es­col­ta­das com pu­pu­nha

Ao fi­nal de uma tar­de in­tei­ra de dis­pu­tas cu­li­ná­rias, rea­li­za­da no dia 16 de ja­nei­ro, os ven­ce­do­res fo­ram a pro­cu­ra­do­ra da Fazenda Nacional, Elke Mendes Cunha, o juiz da Justiça Estadual do Rio Grande do Norte, Airton Pinheiro,e o pro­cu­ra­dor do Estado, José MarceloFerreira Costa.

Airton Pinheiro ganhou na categoria prato principal
José Marcelo venceu na catogoria sobremesa
Elke Mendes fez a me­lhor en­tra­da: um pra­to com mix de fru­tos do mar, ba­ti­za­do de "Flores do Mar", com sal­mão, ba­de­jo e ca­ma­rão, tem­pe­ra­dos com grão de bi­co, gen­gi­bre, aça­frão, alho-po­ró, li­mão, io­gur­te, pi­men­ta e lei­te de co­co.


Na ca­te­go­ria pra­to prin­ci­pal, o juiz Airton Pinheiro  apre­sen­tou o pra­to Lagostins em Perfume de Alecrim: la­gos­tas es­col­ta­das com pu­pu­nha gre­lha­do e ca­ra­me­li­za­do, com re­du­ção de vi­nho do por­to e bal­sâ­mi­co, ri­so­to de fi­gos se­cos com quei­jo brie e co­ber­tu­ra de pail­le de po­ro. Este pra­to, in­clu­si­ve, foi es­co­lhi­do o me­lhor en­tre to­das as no­ve re­cei­tas da com­pe­ti­ção, pois ven­ceu tan­to no jú­ri téc­ni­co quan­to no jú­ri po­pu­lar.

A  Procuradora Leila Cunha presenteou todos os vencedores do terceiro Festival de Gastronomia

Na ca­te­go­ria so­bre­me­sa, o  pro­cu­ra­dor do Estado José Marcelo pre­pa­rou uma de­li­cio­sa re­cei­ta de ca­ju e cas­ta­nha, ba­ti­za­da de Reencontro – chee­se­ca­ke de ca­ju, es­pu­ma de ca­ra­me­lo com sor­ve­te de cas­ta­nha, flo­res co­mes­tí­veis e es­pu­ma de ca­ne­la.

 Mous­se "O Sorriso Contente da Mangaba Feliz", feito à base de re­du­ção de vi­nho, ca­ra­me­lo, anis e cas­ta­nha


As sobremesas de Luíza Úrsula(esq) e Ângelo Medeiros e a entrada vencedora "Flores do Mar" de Elke Cunha

 
Também par­ti­ci­pa­ram do fes­ti­val, na ca­te­go­ria en­tra­das, os gour­mets Danielle Almeida e Djan Daltio, que apre­sen­ta­ram uma sa­la­da de fran­go de­fu­ma­do, quei­jo mi­nas de bú­fa­la, aba­ca­xi, croû­ton, bró­co­lis e al­fa­ce ame­ri­ca­na; e o juiz Bento Herculano, que apre­sen­tou a en­tra­da de Polvo à Maracajaú, tem­pe­ra­do com li­mão si­ci­lia­no, azei­te tru­fa­do, pi­men­ta e ce­re­ja ver­de.
Na ca­te­go­ria pra­to prin­ci­pal, tam­bém com­pe­ti­ram a em­pre­sá­ria Raphaela Rosas, que fez um pra­to ba­ti­za­do de Regional Metido à Besta, com je­ri­mum, quei­jo coa­lho, cos­te­la de por­co,ar­roz da ter­ra e fa­ri­nha de ca­ju de­co­ra­da com grãos de ca­fé; e o ad­mi­nis­tra­dor de em­pre­sas Rodrigo Dowsley, que mon­tou uma Tilápia Tahiti, de­co­ra­da com ca­ma­rão, ca­ram­bo­la, pu­rê de mos­tar­da e cre­me de es­pi­na­fre.

Na ca­te­go­ria so­bre­me­sa, os ou­tros con­cor­ren­tes fo­ram a ad­vo­ga­da Luíza Úrsula Azevedo, com a mous­se "O Sorriso Contente da Mangaba Feliz", com re­du­ção de vi­nho, ca­ra­me­lo, anis e cas­ta­nha; e o chef Ângelo Medeiros, que apre­sen­tou um Bolo de Maçã, de­co­ra­do com no­zes, da­mas­co e cho­co­la­te, guar­ne­ci­do com sor­ve­te com pi­men­ta do rei­no e cal­da de cho­co­la­te.