Notícias
Página anteriorBoas práticas de manipulação elevam credibilidade de restaurantes
Fotos: Rogério Vital / Deguste |
![]() |
Alimentos congelados e refrigerados são armazenados em temperaturas específicas |
A credibilidade de um bom restaurante está agregada a uma série de fatores, mas o principal deles passa pela qualidade dos produtos oferecidos e, consequentemente, o trato que os funcionários têm com os alimentos. A chamada boa prática de manutenção de alimentos é exigência da vigilância sanitária e, claro, dos clientes. A nutricionista Juliana Morais de Souza, do restaurante Abade, conversou com o Portal Deguste e explicou esse processo.
![]() |
Restaurantes têm setor especializado para estoque com área climatizada |
“As boas práticas começam desde a seleção e compra dos produtos. Quando os alimentos chegam ao restaurante passam por uma minuciosa inspeção para depois serem estocados. As frutas e verduras, por exemplo, são higienizadas e recebem hipoclorito de sódio. As carnes e peixes, por sua vez, ficam no frigorífico no restaurante em Ponta Negra e só saem de lá em porções já definidas para cada prato”, revela Juliana Morais.
![]() |
Produtos saem do estoque do restaurante direto para o preparo |
“Os congelados ficam em 18° negativos, enquanto que os refrigerados são mantidos em temperatura de 5° negativos”, comenta a nutricionista.
Lá, são dez manipuladores, além da própria nutricionista, que coordena a inspeção. Cada um deles obedece as recomendações da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e utilizam os chamados EPI’s (Equipamentos de Proteção Individuais).
![]() |
Nutricionista Juliana Morais de Souza, do Restaurante Abade |
Os funcionários do restaurante também passam por treinamentos anuais. Outra determinação que deve ser seguida por todos os restaurante é o acesso dos clientes ao local onde os alimentos são preparados e armazenados. “Todo cliente tem acesso à cozinha, isso é assegurado, inclusive, pelo código de defesa do consumidor”, ressalta a nutricionista.
![]() |
Frutas e verduras do buffet, por exemplo, são higienizadas com hipoclorito de sódio |
![]() |
Restaurante Abade do Midway conta com dez manipuladores na cozinha |
Restaurante Abade
Avenida Afonso Pena , 383
Shopping Casa Blanca Mall
Petrópolis – Natal/RN
Fone: (84) 3202-1062/8711-4469
Avenida Bernardo Vieira, 3775
Shopping Midway Mall
Tirol – Natal/RN
Fone: (84) 2010-7575
Ponta Negra
Rua Dr. Hélio Galvão 8828
Natal/RN
Fone: (84) 3219-4469