Chef potiguar faz especialização no Chile

Publicado em 29 de agosto de 2011

Compartilhe:

Fotos: Rogério Vital / Deguste
Mexilhão à parmegiana com ensalada chilena preparada pelo chef Tauame

Tauame Moreno Mendes Barbosa, formado em gastronomia pela UnP, passou os últimos quatro meses aperfeiçoando seus conhecimentos e colocando no seu currículo ingredientes da rica culinária chilena. O jovem chef participou de uma especialização na Universidade de Las Américas, em Santiago, e se diz preparado para trabalhar em qualquer cozinha.

Tauame ressalta patriotismo dos chilenos no uso dos elementos gastronômicos
Ele conta que a experiência no Chile foi de grande importância para sua vida, tendo em vista a riqueza da gastronomia daquele país e, principalmente, o valor que as pessoas de lá dão à cozinha. “Pude observar que os chilenos são bastante dedicados aos trabalhos gastronômicos. Eles vão a fundo mesmo. Outro detalhe que me chamou atenção é que eles são muito patriotas. Conhecem e valorizam de verdade os produtos da terra”, ressalta.

Tauame viajou em março para Santiago e retornou no dia 25 deste mês. Lá, ele tinha quatro horas diárias de aula, de segunda-feira a sexta-feira. A especialização feita pelo jovem chef contemplou vários segmentos da gastronomia, mas teve como foco principal frutos do mar. Essa área, inclusive, já era uma preferência de Tauame Moreno.

Aliado ao conhecimento gastronômico, o chef traz de volta na bagagem a experiência de vida e as amizades que fez em Santiago. “Me relacionei bem com os professores e com os colegas. Isso também é importante para o crescimento profissional”, lembra. Ao receber o Portal Deguste, Tauame preparou dois pratos.

Ele lembra que muitos produtos usados na cozinha chilena só existem naquele país. “Por isso, é preciso improvisar e substituir sem perder a essência do original”, comenta. Em um dos pratos preparados por ele, por exemplo, o choro foi trocado por mexilhão.


Charquican com salada de alface e costelinha de porco ao molho de vinho tinto